Relatos das provas

Após bater campeão mundial, brasileiro vence mais uma e avança às quartas

Reuters
Guilherme Toldo comemora vitória sobre austríaco na esgrima das Olimpíadas do Rio imagem: Reuters

Antoine Morel e Bruno Doro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Após vencer o atual campeão mundial na fase classificatória, Guilherme Toldo provou que vive um bom momento: bateu mais uma na categoria florete individual e avançou às quartas de final da esgrima nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Neste domingo (7), em jogo muito disputado, o brasileiro contou com o apoio da torcida para virar o duelo e superar o atleta Ka Long Cheung, de Hong Kong, por 15 toques a 10.

O apoio da torcida na Arena 3, do Parque Olímpico, foi comparado a um jogo de futebol. Inclusive, para prejudicar o rival. "Estou curtindo a torcida (...) Essa história de vaiar, como no futebol não é muito comum, não. Mas é isso aí, se não fosse assim, não seria Olimpíada", relatou o brasileiro.

Na saída, Cheung reclamou da torcida, que fazia barulho durante a disputa, atrapalhando sua comunicação com seu técnico. Ele ainda alegou que sequer ouvia o juiz mandando reiniciar o duelo. Vale lembrar que na esgrima, a comunicação entre treinador, atleta e árbitro é muito importante para traçar, ou mudar, um planejamento dentro do jogo.

Toldo começou o jogo em desvantagem, já que o rival conseguiu marcar pontos com toques seguidos e, de cara, conseguiu abrir uma vantagem importante de 8 a 4. No final do primeiro set, e no começo do segundo, o brasileiro demonstrou uma grande habilidade para controlar Cheung e virar por 10 a 9. Na frente do placar, Toldo cedeu apenas um toque para o adversário, marcando mais cinco e fechando o confronto.

"Estou muito contente, jogando bem. É isso que queria fazer. Queria me manter controlar para conseguir os objetivos traçados. Não tem nada de sonho, nada de real. É isso que está acontecendo", disse Toldo em entrevista à TV Globo após a vitória. "Treino intensamente, queria chegar aos oito melhores. E consegui", completou.

Queda nas quartas de final

Toldo conquistou o melhor resultado da história do Brasil no torneio masculino de esgrima ao alcançar as quartas de final do florete individual. Após três vitórias seguidas, o brasileiro de 23 anos acabou eliminado pelo italiano Daniele Garozzo, atual vice-campeão europeu, por 15 toques a 8.

Toldo derrotou campeão mundial

Na fase classificatória, a vítima foi o campeão mundial Yuki Ota, sua segunda vitória do dia, por 15 a 13. A disputa foi bastante equilibrada e finalizada ainda no segundo período de três possíveis por ter chegado à contagem de 15. O brasileiro manteve-se à frente desde o 6 a 5, mas viu o rival virar para 13 a 12. Na sequência, ele conseguiu três toques seguidos para completar a virada.

"Tem uma pressão inicial, cada toque muda, muda estilo de jogo, eu particularmente não gosto de fixar ideia de como jogar. Sabia que o japonês era um cara muito rápido, que não podia seguir o deslocamento de perna assim. Deu certo no final, mas é isso que eu procuro fazer", disse.

Na estreia, o brasileiro também teve um jogo duro contra o austríaco Rene Pranz. Com a disputa empatada por 14 a 14, ele conseguiu o toque final para avançar de fase.

A vitória de Toldo sobre o cabeça-de-chave número um da modalidade abre pelo segundo dia consecutivo a expectativa de medalha para o Brasil na modalidade. No sábado, Nathalie Moellhausen chegou às quartas de final na espada.

Para Toldo, os bons resultados não são surpreendentes. “Divisor de águas acho que não é o termo. Acho que a gente já vem fazendo um trabalho nos últimos anos. Notam nosso crescimento, não é divisor por estamos melhorando a cada competição, estamos correspondendo de maneira positiva. Não é o Rio, é o treinamento, é o grupo. Competição não acabou. Eu já tinha competido aqui e sentido isso. Vim preparado para absorver ao máximo a força da torcida, essa vibração, e transferir para o meu jogo. Acho que consegui fazer isso, disse"

Ele ainda destacou o papel dos treinos em sua evolução. "Estou treinando bem. Estou contente por corresponder minha expectativa. Cada atleta tenta buscar o que quer. Eu tento a excelência, por isso me mudei para a Itália por isso. Treinei muito forte nos últimos quatro anos. Hoje consegui ganhar do numero 2 do mundo", afirmou Guilherme Toldo em entrevista ao Sportv.

Francês naturalizado brasileiro é derrotado por chinês e cai nas oitavas

Ghislain Perrier perdeu para o chinês Jianfei Ma por 15 a 14 e não avançou para as oitavas de final da competição. Nascido em Fortaleza, mas adotado por franceses quando pequeno, o francês naturalizado brasileiro teve um ótimo desempenho.

Logo no início da prova, ele abriu uma boa vantagem de 5 a 0. Quando Perrier estava a três pontos da vitória, o chinês conseguiu diminuir a vantagem e empatou o placar em 12 a 12. Na etapa final do duelo, o duelo ficou bastante equilibrada, disputado ponto a ponto.

Faltando menos de dois minutos para o término da partida, o chinês virou o placar, que ficou 14 a 13. O brasileiro conseguiu o empatar, mas o chinês acabou vencendo por 15 a 14.

"Entrei chorando no ginásio quando senti o publico. Quando começou, me concentrei. Comecei muito bem e ele mudou alguma coisa, mudou a estratégia e perdi. Fiz o meu máximo", disse Perrier, que não fala português.

Topo