Olimpíadas 2016

Protesto marca passagem da tocha olímpica por Anápolis

Divulgação/Fernando Cavalcanti
Trabalhadores fazem protesto contra a Nissan em passagem da Tocha olímpica, em Anápolis, Goiás imagem: Divulgação/Fernando Cavalcanti

Do UOL, em São Paulo

Um protesto da Central Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos marcou a passagem da tocha olímpica por Anápolis, em Goiás, nesta quarta (04). Os trabalhadores se manifestaram contra uma das patrocinadoras do símbolo olímpico.

Os trabalhadores são contra o patrocínio da tocha olímpica pela Nissan por acreditarem que a empresa não “respeita o espírito olímpico por causa do tratamento dado a funcionários em sua fábrica, no Mississipi, nos Estados Unidos”.

“A finalidade de impedir que seus trabalhadores se organizem em um sindicato e, consequentemente, estejam habilitados a assinar um acordo coletivo”, diz um comunicado dos manifestantes.

As entidades sindicais pedem ao Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 que exija da montadora um plano de ação para que os direitos do trabalhadores sejam cumpridos. “A Nissan serve de mau exemplo e estimule condutas similares de outras grandes corporações que passarão a se sentir confortáveis e sem nenhum risco de punição por desrespeitar um código estabelecido para patrocinadores de Olimpíadas”, completa o comunicado.

Topo