Vídeos

Atleta, médica e dona de medalha olímpica hoje vive em trailer infestado

Reprodução
Debi Thomas foi a primeira negra medalhista nos Jogos Olímpicos de Inverno imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

Debi Thomas fez história no esporte mundial. Com o bronze que ganhou em 1988 na patinação artística no gelo, tornou-se a primeira atleta negra a faturar uma medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno. Também chamou a atenção por conciliar a vida de atleta com a de universitária e, depois do esporte, tornou-se cirurgiã ortopédica. Hoje, no entanto, ela vive em um trailer, perdeu a guarda do filho e diz estar “quebrada”.

A história de vida dessa norte-americana de 48 anos ressurgiu neste mês em um quadro do programa de Oprah Winfrey chamado “Conserte minha vida”. Nele, Debi Thomas recebe a ajuda de uma especialista para tentar reconstruir sua vida.

A ex-patinadora vive em um trailer infestado por percevejos e ajuda a criar os dois filhos de seu noivo, que, segundo ela, luta contra o alcoolismo e tem distúrbios de agressividade. Debi já foi casada duas vezes e perdeu a guarda de seu filho há cinco anos (o garoto hoje tem 18 anos). Situação inesperada para quem conquistou tanto há alguns anos.

O auge de Debi no esporte aconteceu no fim dos anos 80. Campeã mundial de patinação artística em 1986, ganhou ainda uma prata e um bronze em outros dois Mundiais. Mas talvez seu melhor momento tenha sido a histórica medalha de bronze conquistada nas Olimpíadas de Inverno de 1988, em Calgary, no Canadá. Nunca um atleta negro havia subido no pódio na competição.

A norte-americana tinha outro sonho além da medalha olímpica: tornar-se médica. E conseguiu ao encerrar a carreira como atleta. Especializou-se em cirurgia ortopédica e exerceu a função em duas clínicas. Problemas de relacionamento, no entanto, fizeram Debi deixar os empregos e abrir sua própria clínica. O negócio, no entanto, não prosperou.

“Eu me sinto frustrada”, contou Debi ao programa de Oprah Winfrey. Segundo a apresentadora da atração, a ex-atleta, diagnosticada com distúrbio bipolar, tem dificuldades para organizar sua vida e buscar novas conquistas. Um cenário inesperado para quem já conquistou tanto.

Topo