Vídeos

Afetada por escândalo, Isinbayeva pode usar bandeira olímpica na Rio-2016

REUTERS/Phil Noble
Russa Yelena Isinbayeva cogita representar bandeira olímpica para competir no Rio imagem: REUTERS/Phil Noble

Do UOL, no Rio de Janeiro

Yelena Isinbayeva, campeã olímpica do salto com vara, pensa em alternativas para não perder os Jogos do Rio de Janeiro. Afetada por esquema russo para esconder casos de doping, a atleta russa cogitar usar a bandeira olímpica para conseguir disputar a competição em 2016.

Evgeni Trofimov, treinador de Isinbayeva, revelou um dos planos da estrela se a Rússia seja suspensa de forma definitiva pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) por causa do escândalo. "É uma possibilidade usar a bandeira olímpica. Ela está limpa e quer demonstrar sua inocência", afirmou Trofimov.

Acusada de "doping organizado", a Rússia foi suspensa de forma provisória na última semana e corre risco de ficar fora das provas de atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Yelena Isinbayeva, dona de 28 recordes mundiais e com 33 anos, está afastada do esporte após o nascimento de seu primeiro filho, mas apontou os Jogos do Rio como objetivo para voltar a competir.

A atleta já havia se posicionado contra a decisão da Iaaf em punir todos os atletas russos por conta do caso.

"A situação que a equipe nacional russa está agora é muito triste, mas peço a vocês para não tratar todos os atletas da mesma forma negativa", disse Isinbayeva em uma carta aberta dirigida à comunidade mundial de atletismo, no site da Federação de Atletismo da Rússia. Isinbayeva pede punição somente aos atletas envolvidos em casos de doping.

"Os que forem culpados vão pagar o preço, e aqueles que são inocentes terão a oportunidade de competir e representar o nosso país de forma digna em todas as arenas esportivas internacionais", completou.

Topo