Afetada por escândalo, Isinbayeva pode usar bandeira olímpica na Rio-2016
Yelena Isinbayeva, campeã olímpica do salto com vara, pensa em alternativas para não perder os Jogos do Rio de Janeiro. Afetada por esquema russo para esconder casos de doping, a atleta russa cogitar usar a bandeira olímpica para conseguir disputar a competição em 2016.
Evgeni Trofimov, treinador de Isinbayeva, revelou um dos planos da estrela se a Rússia seja suspensa de forma definitiva pela Federação Internacional de Atletismo (Iaaf) por causa do escândalo. "É uma possibilidade usar a bandeira olímpica. Ela está limpa e quer demonstrar sua inocência", afirmou Trofimov.
Acusada de "doping organizado", a Rússia foi suspensa de forma provisória na última semana e corre risco de ficar fora das provas de atletismo nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Yelena Isinbayeva, dona de 28 recordes mundiais e com 33 anos, está afastada do esporte após o nascimento de seu primeiro filho, mas apontou os Jogos do Rio como objetivo para voltar a competir.
A atleta já havia se posicionado contra a decisão da Iaaf em punir todos os atletas russos por conta do caso.
"A situação que a equipe nacional russa está agora é muito triste, mas peço a vocês para não tratar todos os atletas da mesma forma negativa", disse Isinbayeva em uma carta aberta dirigida à comunidade mundial de atletismo, no site da Federação de Atletismo da Rússia. Isinbayeva pede punição somente aos atletas envolvidos em casos de doping.
"Os que forem culpados vão pagar o preço, e aqueles que são inocentes terão a oportunidade de competir e representar o nosso país de forma digna em todas as arenas esportivas internacionais", completou.