Vídeos

Pistorius deixa prisão um dia antes do previsto, diz jornal

 REUTERS/Siphiwe Sibeko

Do UOL, em São Paulo

O campeão paraolímpico Oscar Pistorius deixou a prisão onde estava por causa do assassinato de sua namorada, Reeva Steenkamp, um dia antes do esperado. De acordo com o jornal sul-africano "The Citizen", o atleta já está em sua casa.

"É verdade, ele já está em casa", afirmou Brian Webber, advogado de Pistorius, ao jornal.

Condenado em setembro de 2014 a cinco de prisão, Pistorius conseguiu o direito a “custódia supervisionada”, uma espécie de prisão domiciliar, no último dia 15 de outubro. A decisão, no entanto, passaria a valer somente a partir do dia 20 deste mês.

Em 2013, Pistorius assassinou Reeva Steenkamp com tiros disparados através da porta do banheiro da casa onde o casal vivia. No julgamento, o atleta argumentou que havia confundido a namorada com um assaltante.

Apesar de ter sido concedido prisão domiciliar, o caso de Pistorius ainda pode ter uma revirada. Isso porque o Ministério Público da África do Sul apelou da condenação de homicídio culposo, quando não há intenção de matar. A promotoria quer que o atleta seja condenado por homicídio doloso, por supostamente ter matado deliberadamente a namorada.

O novo julgamento do caso acontecerá no dia 3 de novembro. Nesta data, o veredicto poderá ser alterado e Pistorius pode acabar recebendo uma pena mais dura.

Topo