Vídeos

Isaquias e vôlei de praia lideram destaques olímpicos do Brasil em 2015

USMAN KHAN/AFP
Isaquias Queiroz comemora; canoísta baiano foi o maior destaque do esporte brasileiro Imagem: USMAN KHAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/12/2015 12h29

No último ano antes dos aguardados Jogos Olímpicos em casa, os principais atletas do país fizeram os testes finais para o grande show. E de todos, quem se saiu bem? O grande destaque foi Isaquias Queiroz, definitivamente um dos principais canoístas do planeta. Além dele, também houve brilho na praia, nas águas e em outras várias modalidades. 

 

Confira quem foi bem no esporte olímpico em 2015:

  • Imagem: Julio Cesar Guimarães / UOL
    Julio Cesar Guimarães / UOL
    Imagem: Julio Cesar Guimarães / UOL

    Isaquias Queiroz - Canoagem

    Sua principal prova é o C-1 1000m, mas foi ouro no C-2 1000m e bronze no C-1 200m no Mundial de Milão (ITA), em agosto, e garantiu a classificação do país para a Olimpíada nestas duas provas. Mostrou, com isso, que pode brigar por até três medalhas no Rio. Antes, havia ganhado dois ouros e uma prata no Pan. O canoísta de 21 anos ainda ganhou o Prêmio Brasil Olímpico de melhor atleta do ano.

  • Imagem: AP Photo/Phil Nijhuis
    AP Photo/Phil Nijhuis
    Imagem: AP Photo/Phil Nijhuis

    Vôlei de praia

    O Brasil teve um ano perfeito nas areias. No Mundial da Holanda, ganhou cinco de seis medalhas possíveis. Alison/Bruno Schmidt e Ágatha/Bárbara Seixas foram campeões com campanhas irretocáveis. Pedro e Evandro foram bronze entre os homens e Taiana e Fernanda e Juliana/Maria Eliza ficaram com prata e bronze. Alison/Bruno e Ágatha/Bárbara Seixas também ficaram com o título do Circuito Mundial.

  • Imagem: AP Photo/Sergei Grits
    AP Photo/Sergei Grits
    Imagem: AP Photo/Sergei Grits

    Ana Marcela Cunha - Maratona Aquática

    Ganhou três medalhas no Mundial de Desportos Aquáticos de Kazan (RUS). Foi ouro na prova de 25km e prata na disputa por equipes (que não fazem parte da Olimpíada). Nos 10 km, prova que está no programa olímpico, ficou com a medalha de bronze. A nadadora de 23 anos foi eleita melhor atleta entre as mulheres no Prêmio Brasil Olímpico.

  • Imagem: Matias Capizzano/49er Class
    Matias Capizzano/49er Class
    Imagem: Matias Capizzano/49er Class

    Martine Grael e Kahena Kunze - Vela

    As brasileiras foram vice-campeãs mundiais da classe 49erFX em Buenos Aires, mantendo-se no pódio pelo terceiro ano consecutivo. São 21 medalhas em 27 competições, número que credita a dupla como forte favorita a uma medalha em casa em 2016.

  • Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach
    REUTERS/Kai Pfaffenbach
    Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

    Fabiana Murer - Atletismo

    A saltadora voltou a fazer a melhor marca da carreira e brigou no topo nos principais torneios do ano, terminando com a prata no Pan de Toronto e no Mundial de Pequim. Em ambas as competições foi superada por pouco pela cubana Yarisley Silva. Se mantiver a forma, chegará ao Rio mais uma vez bem cotada.

  • Imagem: Flávio Florido/UOL
    Flávio Florido/UOL
    Imagem: Flávio Florido/UOL

    Marcelo Melo - Tênis

    Foi campeão de Roland Garros e assumiu o primeiro lugar do ranking mundial de duplas. Em 2015, foram seis títulos ganhos, com três parceiros diferentes. Os resultados não garantem favoritismo absoluto para as Olimpíadas, quando jogará com Bruno Soares, mas são um bom presságio para o tenista mineiro.

  • Imagem: Danilo Verpa/Folhapress
    Danilo Verpa/Folhapress
    Imagem: Danilo Verpa/Folhapress

    Érika Miranda - Judô

    Foi o destaque em um ano decepcionante para a modalidade. Teve resultados consistentes na categoria até 52 quilos, sendo os mais relevantes o bronze no Mundial de Astana (CAZ) e os ouros no Grand Slam de Baku, Pan de Toronto e Jogos Mundias Militares.

  • Imagem: Jeff Swinger-USA TODAY Sports
    Jeff Swinger-USA TODAY Sports
    Imagem: Jeff Swinger-USA TODAY Sports

    Yane Marques - Pentatlo moderno

    Se manteve entre as principais atletas da modalidade, tendo conquistado o ouro no Pan de Toronto e o bronze no Mundial de Berlim. Além disso, fechou 2015 na quinta colocação do ranking mundial. Como em 2012, quando foi terceira colocada em Londres, está na lista das pentatletas que podem subir ao pódio nas Olimpíadas.

  • Imagem: Satiro Sodre/SSPress
    Satiro Sodre/SSPress
    Imagem: Satiro Sodre/SSPress

    Natação

    Três atletas da natação brilharam especialmente em 2015. Bruno Fratus foi bronze nos 50 m livre no Mundial e fez o melhor tempo da carreira na distância, saindo de vez da sombra de Cielo. Etiene Medeiros, pioneira, foi a primeira mulher a ser ouro no Pan e, de quebra, levou prata em Kazan nos 50 m costas. Thiago Pereira, por fim, quebrou o recorde de medalhas no Pan e foi eleito o melhor atleta das Américas por todos os Comitês Olímpicos do continente.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

UOL Notícias
UOL Esporte
Gols UOL Esporte
UOL Esporte
UOL Esporte
UOL Esporte
New York Times
UOL Novas Mídias
bandrio
UOL Esporte
Topo