REUTERS/Sergio Moraes

Ohata: 37ª em Atenas-2004

A importação do triatlo surgido dos Estados Unidos ao Brasil demorou tanto como se fosse a chegada de uma inovação tecnológica. Concebido no final da década de 70, a modalidade considerada uma das mais completas do esporte chegou ao país apenas em 1983. Para isso foi preciso que três brasileiros decidissem enfrentar as assustadoras distâncias de um Ironman: 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida.

Os brasileiros responsáveis por competir a quinta edição do Ironman e trazer a fórmula desta modalidade para o país foram Ronaldo Borges, Carlos Dolabella e Marco Ripper. Principalmente este último, que foi quem entrou em contato com o Jornal do Brasil para tentar tornar possível a realização da primeira prova da modalidade no Brasil.


Porém, a primeira prova brasileira não saiu exatamente no formato concebido pelos norte-americanos, inventores da modalidade. A seqüência natação, ciclismo e corrida foi alterada, na Corrida Alegre, para natação, corrida e ciclismo.

Somente em 13 de maio de 1983 ocorreu a prova na seqüência original, mas em menores distâncias. O Triatlo Café do Brasil, patrocinado pelo Instituto Brasileiro do Café, aconteceu no Rio de Janeiro e já teve a participação de dois dos principais nomes do triatlo no país: Fernanda Keller e Armando Barcellos. O vencedor foi Roger de Moraes.

Desde então, este esporte evoluiu no país, com realizações de provas nos quatro tipos de distâncias: sprint, olímpico, longo e ironman. Nos Jogos Pan-Americanos vieram os maiores destaques, como os medalhistas Leandro Macedo, Carla Moreno e Virgílio de Castilho.

Quem estreou o pódio brasileiro foi Leandro Macedo, com o ouro no Pan de Winnipeg-1999, acompanhado de Carla Moreno, que acabou com a medalha de prata, perdendo apenas para a canadense, Sharon Donnelly. Já o carioca Virgilho de Castilho conseguiu uma medalha de prata em 2003, no Pan de Santo Domingo. Em casa, no Pan do Rio, em 2007, os desempenhos não foram dos melhores. Apenas uma medalha foi conquistada, com o bronze de Juraci Moreira no triatlo masculino, atrás do norte-americano Andy Potts, campeão, e o canadense Brent McMahon, segundo colocado.

Mesmo com estas quatro medalhas, em Olimpíadas o Brasil não tem bons resultados. Em nenhuma edição algum brasileiro conseguiu chegar ao pódio. Em Atenas-2004, o desempenho foi pior do que o conquistado em Sydney-2000. Os melhores foram Mariana Ohata, na 37ª posição do triatlo feminino, e no masculino Leandro Macedo, em 31º.