UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Triatlo

Divulgação/COB

Juraci Moreira subiu 15 posições em relação a 2004

Confira o desempenho dos brasileiros

26/08/2008 - 16h11

Juraci melhora posição, mas brasileiros ficam longe dos líderes

Do UOL Esporte

Em São Paulo

A participação brasileira no triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim pode ser resumida por um fato: houve uma melhora considerável na posição de chegada do masculino, mas ainda assim se manteve um abismo entre o desempenho tupiniquim em comparação com os melhores atletas dos Jogos.

DESEMPENHO DOS BRASILEIROS
Reuters
O veterano Juraci Moreira cresceu 15 colocações em relação a Atenas-2004
EFE
Mariana Ohata, por sua vez, piorou duas posições do seu desempenho há 4 anos
RELATO DA PROVA DO FEMININO
VEJA QUEM VENCEU NO MASCULINO
LEIA MAIS SOBRE A MODALIDADE

O feito veio com o veterano Juraci Moreira, que disputou a sua terceira Olimpíada na China. O brasileiro chegou na 26ª colocação, melhorando 15 posições em relação a 2004.

Juraci, ainda assim, ficou a quase três minutos do pelotão de elite, exemplificando o abismo existente entre o melhor do Brasil e as potências mundiais no triatlo. E foi justamente Juraci o último a entrar na equipe. Ele só conseguiu a vaga olímpica devido a desistência de um adversário na última hora.

Já Reinaldo Colucci, que estreou nos Jogos e era a principal esperança brasileira de terminar próximo dos líderes, encerrou a competição na 37ª colocação.

Pequim-2008 ficou marcada como a menor delegação olímpica brasileira na modalidade, algo que agrava a disparidade do país em relação aos melhores do ponto de vista olímpico. O Brasil, que levou seis atletas nos dois últimos Jogos Olímpicos, foi à China com apenas três representantes.

As primeiras a competir no triatlo nas Olimpíadas foram as mulheres. A brasileira Mariana Ohata terminou na 39ª colocação entre as competidoras, piorando duas posições em relação a Atenas-2004 (em Sydney-2000 a brasileira abandonou a prova).

Ainda assim, Mariana terminou a natação (sua especialidade) em 27º lugar, mas depois sofreu com uma lesão que atrapalhou o seu rendimento no decorrer da prova. "Eu saí do restaurante pedalando numa das bicicletas que temos à disposição e acabei enroscando o pé na roda", revelou a atleta, explicando as dores que sentiu durante as provas de ciclismo e corrida.

A brasileira tinha pretensões mais otimistas para a prova, que acabaram não se concretizando. "Não foi meu dia, meu objetivo era chegar entre as dez primeiras, mas valeu por cada etapa que passei até chegar aqui", disse a brasileira, que machucou o calcanhar esquerdo na véspera da prova em Pequim.

Desempenho mundial

O destaque em Pequim-2008 ficou para a prova do masculino, que teve o alemão Jan Frodeno como vencedor ao ultrapassar o canadense Simon Whitfield nos metros finais. O bronze ficou com o neozeolandês Bevan Docherty.

No feminino, a soberania foi das australianas. Emma Snowsill levou a medalha de ouro, com Emma Moffat fechando o pódio em terceiro. A única "intrusa" foi a portuguesa Vanessa Fernandes, que ficou com a medalha de prata.

Compartilhe: