- O objetivo do tênis é fazer mais pontos que o adversário. A partida começa com o saque de um dos jogadores. A bola pode pingar apenas uma vez na quadra. Antes que ela caia pela segunda vez, o jogador precisa rebater para o outro lado, dentro do espaço delimitado pelas linhas da quadra.
- A modalidade pode ser disputada em jogos de simples (duas pessoas) e duplas (quatro pessoas). Na partida de simples, a quadra mede 23,79 m de comprimento por 8,23 m de largura, enquanto nas duplas a largura aumenta para 10,97 m. A rede, de 0,915 m de altura, divide a quadra ao meio. A bola, feita de borracha e forrada com flanela, pesa 57g. A raquete possui uma rede de fios de náilon com, no máximo, 81,2 cm de comprimento.
- Nas Olimpíadas de Pequim, as partidas serão disputadas em três sets, com exceção das partidas da final masculina de simples e de duplas, que serão jogadas em melhor de cinco sets. Nenhuma partida terá tie-break no set desempate. Assim, os tenistas precisam abrir dois games de vantagem para fechar o jogo. Na China, os jogos acontecerão em piso duro.
- O tenista tem direito a sacar durante um game inteiro, passando então a vez para o adversário. No fim dos games ímpares, os atletas trocam de lado na quadra. No tie-break, o direito de saque é feito de maneira diferente: o primeiro ponto é disputado com o saque de um tenista, enquanto os dois seguintes são realizados com o serviço do adversário. A partir daí, os atletas se alternam com dois saques seguidos até a definição do desempate.