Arquivo Pessoal

Regata disputada no Tietê

O remo deu início a algumas das grandes rivalidades do futebol brasileiro. Flamengo, Vasco e Botafogo eram todos clubes originalmente do esporte das águas antes de ingressarem nos gramados. Outros exemplos de clubes criados pelo remo e que cresceram no futebol são o Clube do Remo no Pará e o Clube Náutico Capibaribe no Recife.

Antes do final deste século, o esporte ganharia a estima da juventude e elite carioca que fundou clubes que, desde então, seriam eternos rivais.

Em São Paulo, o hoje impraticável rio Tietê era o local mais apropriado para a prática do esporte e às suas margens foram fundados alguns clubes como o Esperia. O primeiro campeonato brasileiro de remo foi realizado no Rio de Janeiro em 1902 e teve como vencedor Antônio Mendes de Oliveira. Desde então são realizados campeonatos regularmente.

Um fato marcante da história do remo brasileiro é a visita da guarnição da Universidade de Cambridge, que em julho de 1956 venceu com extrema facilidade os principais barcos locais. No entanto o confronto teve revanche em 1990, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e o Brasil saiu vencedor. Já em 1992, outras duas vitórias dos ingleses de Cambridge, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Em 1997, desta vez em Manaus, o Brasil venceu novamente, empatando a série de duelos históricos em 3 a 3.

Na história das Olimpíadas, o Brasil não conta com nenhuma medalha. A melhor campanha é o quarto lugar dos irmãos Eduardo e Carlos Castelo no skiff duplo nos jogos de Paris em 1924. Na América do Sul, Brasil e Argentina detêm o domínio da modalidade.