Todos iguais

A Alemanha Oriental dominou completamente as provas de remo em Moscou-1980, ganhando 11 medalhas de ouro de um total de 14. Cada um de seus 54 remadores, homens ou mulheres, regressaram a seu país com uma medalha. Na prova do dois sem, os vencedores foram os gêmeos, Joerg e Bernd Landvoigt. Curiosamente, a prata foi ganha pelos irmãos soviéticos, também gêmeos, Yuri e Nikolai Pimenov.

Cara e coragem

Em Paris-1924, apesar de todos os problemas, o Brasil quase ganhou uma medalha no remo. Os irmãos Edmundo e Carlos Castelo Branco terminaram na quarta colocação no skiff duplo. Os dois remadores se inscreveram por conta própria, o que era permitido na época. Eles não faziam parte da delegação oficial, formada apenas pela equipe do atletismo. Ao final dos Jogos, o Brasil retornou sem medalha na bagagem.

A penúltima

Em Helsinque-1952, a final dos 2.000 m foi vencida pelos argentinos Tranquillo Capozzi e Eduardo Guerrero, com três barcos de vantagem sobre os favoritos soviéticos. A dupla usou uma embarcação remendada, conseguida por empréstimo junto a um clube. Essa foi a única medalha de ouro da Argentina entre as Olimpíadas de 1952 e de 2004. O jejum foi quebrado pelo ouro do futebol masculino em Atenas.

VOCÊ SABIA?
  • Nas Olimpíadas de Paris-1900, na prova do dois com, os holandeses François Brandt e Roelof Klein venceram ao lado de um francês de apenas sete anos de idade. Marcel Depaillé tornou-se o mais jovem medalhista de ouro das Olimpíadas. O pequeno vencedor substituiu o titular, acusado pelos companheiros de barco de estar acima do peso.
  • Nos Jogos Olímpicos de 1924, Benjamin Spock era um dos atletas que integravam a tripulação medalha de ouro do oito com norte-americano. Em 1945, ele se tornou famoso ao publicar um livro sobre educação infantil chamado "The Common Sense Book of Baby and Child Care", por décadas uma verdadeira bíblia para as mães do mundo todo.
  • Uma das competições mais conhecidas no mundo é a regata Oxford x Cambridge, disputada pelas universidades do mesmo nome desde 1829. A corrida é realizada no rio Tâmisa, na Inglaterra, e é disputada com barcos de oito atletas com timoneiro. Em 2008, Oxford levou a melhor sobre a rival, vecendo pela terceira vez nos últimos cinco anos.
  • Em sua primeira competição no remo a equipe do Flamengo pecou pela inexperiência, abusando do bacalhau e do vinho antes da disputa. Após uma batida na baliza de sinalização, os tripulantes ficaram enjoados. Com isso, a embarcação do Botafogo, já tradicional na modalidade, rebocou a guarnição rubro-negra (que então usava uniforme azul e dourado).