AFP

Medalhas a partir de 1984

O nado sincronizado é um esporte relativamente novo. Originou-se a partir das formas simples de acrobacias na água, do balé aquático e da natação artística, modalidades muito disputadas em 1892 nos campeonatos da chamada Natação Científica e Ornamental, na Inglaterra e também, no início do século 20, no Canadá, Holanda, Alemanha, Bélgica e França.

Esporte exclusivo de mulheres hoje em dia, começou a ser praticado por alemães, numa disputa masculina em Berlim, em 1891. Existem, porém, registros de que algumas representações artísticas sobre guerras na antiga Grécia eram celebradas com manifestações semelhantes ao nado sincronizado.

Antes de se converter em esporte, e posteriormente em modalidade olímpica, o nado sincronizado era apresentado em espetáculos aquáticos com acrobacias nos Estados Unidos. Em 1907, a australiana Annette Kellermen tornou-o conhecido, dançando debaixo d'água num tanque de vidro, em Nova York.

Fato marcante para a evolução e forma atual do nado sincronizado foi sua introdução nos Estados Unidos por Katherine Curtis, que criou o primeiro clube de natação para mulheres na Universidade de Chicago. Esse grupo que incluiu figuras feitas n'água, apenas boiando em formação, por equipes de nadadoras acompanhadas por música. Só mais tarde é que a música foi utilizada para ritmar a apresentação.

Chamado de Sereias Modernas, o grupo criado por Curtis apresentou-se pela primeira vez em 1934, para publicidade da Feira Mundial de Chicago, evento que contribuiu para a rápida promoção do nado sincronizado. A inovação alcançou o auge de popularidade nas décadas de 40 e 50, quando os filmes musicais dos estúdios MGM, estrelados pela nadadora Esther Williams, fizeram sucesso no mundo todo. O mais famoso foi "Escola de Sereias".

O nado sincronizado como modalidade

O formato atual foi desenvolvido quase na mesma época pelo estudante Frank Havlicek, que estabeleceu as primeiras regras. O nado sincronizado é um dos poucos esportes olímpicos em que participam apenas mulheres - os outros são a ginástica rítmica e o softbol.

Presente nos Jogos de Helsinque-1952 até os do México-1968 como esporte de exibição, o nado sincronizado só começou a ser disputado oficialmente em Olimpíadas em Los Angeles-1984, quando passou a distribuir medalhas para as provas individuais e de duetos.

Em Atlanta-1996 foi incorporada a prova por equipes, com oito integrantes, e retirada as apresentações solo. Desde 1984, as nadadoras dos Estados Unidos, Canadá e Japão dominaram o esporte. Em Sydney-2000, as russas quebraram essa hegemonia.

Em 2004, na Grécia, novamente os russos dominaram as premiações ficaram com o ouro no dueto e na prova por equipes. Japão teve a prata nas duas competições, e os EUA o bronze em ambas também.