Veto

Nas Olimpíadas de Atlanta-1996, cinco semanas antes da competição, o governo francês pediu para que sua equipe de nado sincronizado mudasse sua apresentação sobre o Holocausto. Os governantes consideraram o tema inoportuno. No final, a equipe francesa terminou na quinta posição.

Erro Brasileiro

Em Barcelona-1992 um erro da juíza brasileira Ana Maria da Silveira tirou o ouro da então campeã mundial, a canadense Sylvie Fréchette. A juíza digitou a nota 8,7 quando pretendia atribuir a nota 9,7. Em 1995, o COI reconheceu o erro da árbitra e concedeu a medalha de ouro à atleta canadense.

Tradução literal

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) não utiliza a nomenclatura "nado sincronizado" para designar a modalidade. A entidade que rege o esporte no país adota "natação sincronizada", que é a tradução literal do nome original vindo do inglês "synchro swimming".

VOCÊ SABIA?
  • As norte-americanas têm um retrospecto invejável em Olimpíadas: das doze vezes em que o esporte valeu medalha, elas conseguiram seis ouros e duas pratas e dois bronzes. Entretanto, desde Atlanta-1996, as melhores colocações foram os dois terceiros lugares.
  • Para manter o penteado impecável, sem nenhum fio rebelde solto durante a apresentação, as atletas passam gelatina no cabelo.
  • A origem do nado sincronizado é controvertida. Não há dados incontestáveis a respeito de onde e quando a modalidade começou a ser praticado. No entanto, acredita-se que tenha sido originada da natação artística, que surgiu do balé aquático.
  • As piscinas das apresentações possuem alto-falantes debaixo d'água para permitir que as nadadoras ouçam a música de acompanhamento.