- A competição de ginástica rítmica é disputada exclusivamente por mulheres. São dois formatos, individual e por equipe (também chamada de conjunto). A competição individual conta com 24 atletas. Todas as competidoras devem se apresentar com cada um dos quatro aparatos (em Pequim, serão corda, arco, fita e maça). As notas são somadas para a definição da pontuação final. Já na competição em conjunto, as cinco ginastas apresentam-se juntas por duas vezes. Na primeira, todas usam a corda, enquanto na segunda apresentação, serão dois arcos e duas maças.
- As ginastas se apresentam em um tapume de 13 x 13 m, em que devem executar movimentos de corpo e dança mesclados com a manipulação dos apetrechos. O tempo total da apresentação varia entre 75 e 90 segundos. É obrigatório o acompanhamento musical, e a ginasta precisa terminar a apresentação junto com a música.
- A nota inicial em cada exercício é 9,6 pontos. Para o conjunto, a pontuação de partida é de 19,20, e 20 pontos é a nota máxima. Desta nota de partida serão incluídos ou excluídos pontos de acordo com as exibições ou faltas das ginastas. As faltas podem ser a falta de unidade no exercício, o uso dos aparelhos como mera decoração e não como partes integrantes da apresentação, música inadequada à série, pouca variedade nos elementos, ou até mesmo o início do exercício sem contato com o apetrecho. Originalidade na coreografia, acompanhamento musical adequado e bom desempenho da ginasta, por sua vez, garantem bônus na nota. Além desses fatores, o salto e o equilíbrio da atleta são determinantes na nota final.
- Corda: o tamanho da corda é proporcional à altura da ginasta. Este apetrecho exige agilidade, habilidade no salto e coordenação. Os exercícios em geral incluem balanços, rotações, movimentos em “oito”, arremessos e capturas da corda. Arco: semelhante a um bambolê, o arco deve ter entre 80 e 90 cm de diâmetro e um peso mínimo de 300 g. Seus movimentos mais comuns incluem balanços, rolos, lançamento e captura, incursões e rotações no chão, na mão ou em outras partes do corpo. Bola: feita de borracha ou algum material sintético, ela deve ter entre 18 e 20 cm de diâmetro e um peso mínimo de 400 g. A bola admite movimentos de lançamento e captura, ondas, círculos e batidas rítmicas. Na Olimpíada de Pequim-2008, no entanto, não será usado este apetrecho. Maças: devem ter entre 40 e 50 cm de comprimento e cada um deve pesar 150 g. Seus movimentos mais comuns são os balanços, círculos, moinhos, lançamentos e capturas e batidas rítmicas. Fita: tem na base uma vareta com 50 a 60 cm de comprimento. O tecido é cetim e deve ter um mínimo de 6 metros de comprimento e entre 4 a 6 cm de largura. Seu peso deve ser de 35 g. Os movimentos mais comuns da fita são o espiral, balanços, lançamentos e capturas e movimentos em “oito”.