Vestido a caráter

A ginástica rítmica sempre mostrou preocupação com as roupas de suas atletas. Em Los Angeles-1984, entretanto, o rigor foi um pouco além do normal. Naquela Olimpíada, a ginasta que deixasse as alças do sutiã à mostra por baixo do maiô recebia punições em suas notas. Os juízes também têm suas peculiaridades. Eles devem usar calças (e as árbitras, saias), um colete azul-marinho e camisa branca.

E o vento levou...

Mesmo estando dentro do Pauley Pavilhão da UCLA, muitas ginastas que participavam dos Jogos de Los Angeles-1984 tiveram problemas com o vento durante suas apresentações. O motivo da confusão foi uma falha no ar-condicionado do pavilhão que desviava os apetrechos que eram jogados para o alto pelas atletas. O problema na estrutura do local custou pontos preciosos a boa parte das ginastas naquela Olimpíada.

Ouro de cinema

A canadense Lori Fung conquistou a primeira medalha de ouro na ginástica rítmica na história das Olimpíadas. O feito ocorreu em Los Angeles-1984, ano em que a modalidade foi oficialmente incluída nos Jogos. Depois da aposentadoria, Fung tornou-se técnica de ginástica e em 2004 arriscou-se no cinema. Ela fez uma ponta no filme Mulher-Gato, com Halle Berry, em que interpretava uma dançarina.

VOCÊ SABIA?
  • A ginástica rítmica, a exemplo do nado sincronizado, é uma das únicas modalidades disputados exclusivamente por mulheres desde a sua inclusão nos Jogos Olímpicos de Los Angeles-1984. No entanto, a ginástica rítmica masculina é comum em alguns países, como a Rússia.
  • A ginasta polonesa Teresa Folga foi eleita pelos demais esportistas a atleta mais bonita dos Jogos Olímpicos de Seul-1988. A façanha rendeu-lhe o título de Miss Vila Olímpica. Contudo, no tablado a atleta não foi tão bem quanto na votação e terminou a competição no sétimo lugar no individual.
  • Apesar de contar com cinco apetrechos, cada ano a ginástica rítmica utiliza em suas competições somente quatro. A FIG (Federação Internacional de Ginástica) é quem seleciona qual item fica de fora. Este ano, a bola foi a escolhida. Pequim-2008 terá competições de arco, fita, maça e corda.
  • Uma das favoritas à medalha de ouro, a búlgara Maria Petrova foi punida em 0.20 pontos pelos juízes e viu sua chance de pódio desaparecer em Barcelona-1992. Tudo porque o zíper de seu maiô arrebentou, exibindo as costas da ginasta. Petrova terminou a competição em quinto lugar.