- Algumas provas são diferentes para homens e mulheres na ginástica artística. No masculino são realizadas as provas de barra fixa, barras paralelas, cavalo com alças, salto (sobre uma mesa a 1,35 m de altura), argolas e solo. Já no feminino as provas são o solo (com fundo musical), salto (sobre uma mesa a 1,25 m de altura), barras assimétricas (com 2,45 m e 1,65 m) e trave de equilíbrio (com 10 cm de largura e 5 m de comprimento).
- As séries são avaliadas por um grupo de nove árbitros. Dois deles avaliam o valor da partida do atleta, enquanto outros seis avaliam a execução dos movimentos. Um nono e último árbitro é responsável por comandar a banca.
- Em cada série realizada, o ginasta recebe duas notas, A e B. A primeira é a nota inicial (A), deduzida anteriormente pelos juízes a partir da dificuldade da série que será apresentada pela ginasta em sua rotina. A segunda nota (B) é dada de acordo com o que foi executado pelo atleta em sua rotina, descontando ao final, por exemplo, erros de postura, precisão, etc. Para julgar uma série, cada elemento é ranqueado de acordo com um nível de valor, A (o mais fraco), B, C, D, E, F ou G (o mais forte).