Reuters

Chineses já têm oito ouros

O badminton teve como origem uma prática muito divulgada na Índia, inspirada em um jogo para crianças (conhecido com o nome de tamborete) praticado na antiga Grécia. Uma das suas variantes foi adotada pelos oficiais do exército britânico que ocupava a Índia por volta de 1870.

Três anos mais tarde, já era jogado em Badminton House, o castelo onde morava o Duque de Beaufort, no condado de Gloucertershire, no Reino Unido. As primeiras partidas eram disputadas com bolas feitas de rolhas de bebidas, de cortiça, com penas espetadas. A primeira associação - The Badminton Association of England - foi fundada em 1893 e se encarregou de organizar o primeiro campeonato para homens, em 1899. A federação internacional da entidade, IBF, surgiu no ano de 1934, com oito federações fundadoras: Inglaterra, Holanda, Escócia, Canadá, Nova Zelândia, França, País de Gales e Dinamarca.

Na segunda metade do século 20, o esporte já contava com 37 federações nacionais inscritas. Atualmente, a IBF conta com mais de 150 países-membros. A Thomas Cup, troféu doado por Sir George Thomas em 1940, foi o primeiro torneio internacional por equipes organizado pela IBF. Oito anos mais tarde, foi realizada a primeira competição entre países.

A Malásia, então parte do Império Britânico, foi a primeira vencedora, iniciando assim a supremacia dos países do sudeste asiático nesse esporte. A Thomas Cup faz parte dos seis principais torneios promovidos pela IBF. Os outros cinco são: Uber Cup (Campeonato Mundial feminino por equipes), Sudirman Cup (Mundial por equipes mistas), Campeonato Mundial, Campeonato Mundial Júnior e Grand Prix Mundial.

O badminton foi incluído oficialmente no programa olímpico nos Jogos de Barcelona-1992, mas já tinha estado presente em Munique-1972 e Seul-1988, como esporte de exibição. Dominado por países asiáticos, como Indonésia, China e Coréia do Sul, o esporte tem cinco diferentes categorias em Olimpíadas: jogos de simples masculinas e femininas, duplas masculinas e femininas e duplas mistas.