Ganso

As melhores petecas, que são utilizadas em torneios oficiais, são feitas com penas da asa esquerda dos gansos. São usadas 16 penas de ganso para fazer uma peteca. Existe a lenda que de cada ganso pode retirar apenas três penas. E estas têm que ser da asa esquerda, pois supostamente o ganso dorme no lado direito, amassando assim, suas asas.

Asiáticos

Os melhores países do mundo em badminton são a Indonésia e a China, tendo os dois juntos conquistado 75% de todos os eventos da IBF (entidade internacional que rege o esporte). A Thomas Cup só foi ganha por três países desde que foi criada em 1948: Indonésia, Malásia e China. Outros países tradicionais no esporte são a Coréia do Sul e a Dinamarca.

Gibi

Para ajudar a disseminar a modalidade no país, em Teresina, no Piauí, os organizadores locais do badminton resolveram lançar uma revista em quadrinhos sobre o esporte. A iniciativa partiu da Federação de Badminton do Piauí (Febapi). Guilherme Kumasaka, bronze nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, serviu de inspiração para um dos personagens.

VOCÊ SABIA?
  • O badminton é o esporte de raquete mais rápido do mundo. Durante uma partida de profissionais, corre-se aproximadamente 1,6 quilômetro e a peteca pode atingir a velocidade de 300 km/h.
  • Em 1992, o badminton fez sua estréia em Olimpíadas e os ganhadores das provas individuais masculina e feminina foram um casal de noivos indonésios, Allan Budi Kusuna e Susi Susanti. Eles conseguiram as duas primeiras medalhas da história olímpica para seu país, com uma diferença de apenas duas horas.
  • Habitual no tênis de mesa, a moda de naturalizar chineses pegou neste ciclo olímpico. Na lista das melhores do mundo hoje estão a "francesa" Hongyan Pi, a "alemã" Huaiwen Xu e a "holandesa" Jie Yao.
  • Desde a entrada da modalidade no programa olímpico, em 1992, apenas uma medalha de ouro não foi ganha pelas potências Coréia do Sul, China e Indonésia. O feito foi do dinamarquês Poul Hoyer-Larsen, que venceu o torneio de simples masculino na edição de Atlanta-1996.