UOL Olimpíadas 2008 Atletas Brasileiros
 

Tiro com Arco

Divulgação/COB
Trainini foi eliminado ainda na primeira fase

Luiz Gustavo Trainini

O sonho adolescente de ser arqueiro não se concretizou antes de terminar os estudos. Ao se formar, Trainini pôde investir no esporte

Data de nascimento
14/01/1978
Local de nascimento
Canoas (RS)
Residência
Porto Alegre (RS)
Peso e altura
97 kg / 1,91 m
Prova
Individual
Participação em Pequim
Eliminado - 1ª fase

O gaúcho Luiz Gustavo Trainini da Silva não conseguiu ser a surpresa do Brasil no tiro com arco em Pequim. O atleta brasileiro foi eliminado ainda na primeira fase da competição individual pelo sul-coreano Kyung-Mo Park, que fez 116 pontos, contra 99 pontos.

Na etapa de balizamento, Trainini também não havia ido bem, já que somou apenas 610 pontos, ficando com a 61ª posição. O algoz do brasileiro na primeira fase eliminatória foi muito melhor, com 676, na 4ª colocação geral. Trainini não participou dos Jogos Panamericanos do Rio de janeiro, no ano passado, mas já há três anos se destaca na modalidade por seu talento nato.

Aos 30 anos, nascido em Canoas, Trainini é um fenômeno no tiro com arco. Na primeira prova de sua vida, com três meses de prática, Trainini fez 1024 pontos, marca considerada alta para iniciantes. Menos de um ano depois, já tinha atingido 1200 pontos, marca de profissionais.

Mesmo tendo contato com a modalidade desde a adolescência, Trainini só se tornou profissional recentemente. Ele participa de competições desde 2005. Com menos de quatro anos de treino, conseguiu atingir o índice olímpico e garantir a vaga para o Brasil.

O torneio de El Salvador foi sua primeira competição fora do país. O arqueiro ficou com a terceira colocação na categoria individual. Este ano ele já competiu no Panamericano da modalidade, realizado na Venezuela, e também em torneios pela Europa.

Apesar do resultado, Trainini supriu uma ausência do Brasil em competições olímpicas de tiro com arco que já durava 16 anos. Os últimos atletas brasileiros a participarem da modalidade foram Victor Krieger e Renato Dutra e Melo Emílio, em Barcelona, nos Jogos de 1992. Eles ficaram em 30ª e 49º lugar, respectivamente.

>