Brasileiro dono de 5 medalhas paraolímpicas sente lesão e é vetado de prova
O Brasil pode perder um de seus principais nomes nos Jogos Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Dono de cinco medalhas em edições anteriores, o velocista Lucas Prado, 31, sentiu uma lesão no trecho final das eliminatórias dos 100 m rasos classe T11, deixou a pista chorando e foi vetado da semifinal pelo departamento médico dos exames.
Prado foi o segundo colocado na primeira fase. Após a linha de chegada, começou a mancar e precisou de uma cadeira de rodas para deixar o local.
“Ele já vinha sentindo uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Vai passar por exames”, disse após a prova Adauto Galino, mais conhecido como Somália, guia do corredor brasileiro.
Lucas Prado ainda está inscrito em mais duas competições na Paraolimpíada: os 200 metros rasos, na quarta, e os 400 metros rasos, na sexta. Ele ficará sob observação e ainda não está vetado, embora as chances sejam pequenas dele estar na pista.
Prado perdeu 90% da visão em 2003, quando era funcionário de um banco e foi acometido por um descolamento de retina. Ficou totalmente cego em 2006, ano em que começou a se dedicar ao atletismo.
Em Pequim-2008, o brasileiro foi medalhista de ouro nos 100 m rasos, nos 200 m rasos e nos 400 m rasos. Prado voltou a disputar os Jogos Paraolímpicos em Londres-2012, mas saiu de lá com “apenas” duas pratas (nos 100 m e nos 400 m).
*Atualizado às 18h45