! Após ficar sem medalha, Terezinha convoca protesto: "aqui jogamos limpo" - 10/09/2016 - UOL Olimpíadas

Paraolimpíadas

Após ficar sem medalha, Terezinha convoca protesto: "aqui jogamos limpo"

Do UOL, em São Paulo

Terezinha Guilhermina ficou sem medalha nos 100 m classe T11 nos Jogos Paraolímpicos do Rio de Janeiro e desabafou contra o guia da britânica Libby Clegg, Chris Clarke, logo depois da prova. A brasileira continua nervosa com o episódio e convocou um protesto nas redes sociais e no Engenhão, onde as provas de atletismo são disputadas. 

"Eu vim explicar o que aconteceu nos 100 m. As regras estão diferentes aqui eu tenho que competir contra homens e eu não me preparei para isso. Treinei mais de oito horas por dia para fazer o meu melhor entre mulheres. Vamos protestar? Vamos pintar a cara assim com oeu? Você que não vem, pinte a cara e mostre. Aqui não tem jeitinho brasileiro. A gente corre limpo. Com ou sem medalha", disse em vídeo. 

Terezinha foi desclassificada nos 100m rasos na classe T11 (cego total. "Eu vim aqui correr contra mulher. Não contra homem. Estou indignada", disse Terezinha logo depois da prova.

Na corrida para cegos, os atletas são acompanhados por guias, que não podem puxar as corredoras. O profissional, no entanto, nega que tenha cometido a irregularidade. "Não puxei a Clegg", afirmou o guia.

Libby Clegg, vale lembrar, chegou a ser desclassificada na semifinal pelo mesmo motivo, mas os juízes voltaram atrás na decisão e mantiveram o resultado.

 

Topo