Paraolimpíadas

Sem medalha, Terezinha desabafa: "Vim correr contra mulher. Não homem"

Divulgação/CPB
Terezinha Guilhermina ficou na quarta colocação dos 100m rasos na categoria T11 imagem: Divulgação/CPB

Bruno Braz

Do UOL, no Rio de Janeiro

Desclassificada nos 100m rasos na classe T11 (cego total), a brasileira Terezinha Guilhermina passou revoltada pelo corredor de acesso ao vestiário após a prova e desabafou.

"Eu vim aqui correr contra mulher. Não contra homem. Estou indignada", disse Terezinha.

A revolta da brasileira tem como alvo Chris Clarke, guia da britânica Libby Clegg, vencedora da prova com 11s96. Na corrida para cegos, os atletas são acompanhados por guias, que não podem puxar as corredoras. O profissional, no entanto, nega que tenha cometido a irregularidade.

"Não puxei a Clegg", afirmou.

Libby Clegg, vale lembrar, chegou a ser desclassificada na semifinal pelo mesmo motivo, mas os juízes voltaram atrás na decisão e mantiveram o resultado.

Ironia do destino

Por ironia do destino, Terezinha Guilhermina foi desclassificada após a prova em que terminou em quarto justamente pela irregularidade em que denunciou a britânica. Mesmo assim, muito nervosa, ela seguiu reclamando.

"Tem as imagens, quem assistiu dá pra falar melhor que eu sobre esse assunto. Realmente é uma situação delicada competir contra homens. Não é uma situação justa. Nas outras competições fora do Brasil, em vários momentos, atletas foram desclassificas porque o guia puxou. Infelizmente aqui no Brasil foi diferente", declarou.

Terezinha ainda tem mais duas chances de ganhar medalha na Rio 2016: ela disputará os 200 metros, onde é tricampeã paraolímpica, e o revezamento 4x100. 

Topo