! 10 coisas para você saber sobre o último dia dos Jogos Olímpicos do Rio - 22/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

10 coisas para você saber sobre o último dia dos Jogos Olímpicos do Rio

Do UOL, em São Paulo

Os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro chegaram ao fim. O último dia, no entanto, ainda reservou disputas e histórias, entre elas, o último ouro brasileiro em terras cariocas. E ele veio com o tricampeonato olímpico no vôlei.

O domingo (21) ainda contou com a cerimônia de encerramento dos Jogos. E lá teve de tudo: de Mario Bros. até o “besuntado de Tonga”.

Confira o que de melhor aconteceu no último dia olímpico:

Mario Bros. vai ao Rio

STOYAN NENOV/REUTERS
imagem: STOYAN NENOV/REUTERS

Durante a cerimônia de encerramento, o Japão tomou conta da festa para apresentar o que está por vir em 2020, cidade em que Tóquio sediará os Jogos. Em um vídeo exibido durante a festa, Tsubasa, do “Supercampeões”, chutou a bola que chegou a Mario Bros., tradicional personagem dos jogos da Nintendo. O encanador, então, entrou em um túnel em Tóquio em direção ao Brasil. E foi no meio do Maracanã que ele apareceu. Mas não o desenho. Quem se vestiu de Mario Bros. para marcar presença na festividade foi Shinzo Abe, o primeiro-ministro do Japão.

Besuntado volta à festa

Stoyan Nenov/Reuters
imagem: Stoyan Nenov/Reuters

Destaque na cerimônia de abertura da Rio-2016, o “besuntado de Tonga” teve participação especial na festa de encerramento. Nikolas Pita Taufatofua, atleta do taekwondo, subiu ao palco durante a canção “Carry on Me”, cantada por Julia Michaels. Ele esteve no palco ao lado de Arthur Nory, brasileiro medalhista de bronze na ginástica, e de outros atletas que subiram ao pódio na Rio-2016. Ele, no entanto, foi o único entre os presentes que não conquistou uma medalha.

Nuzman se atrapalha na tradução

AFP PHOTO / Fabrice COFFRINI
imagem: AFP PHOTO / Fabrice COFFRINI

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, cometeu uma gafe durante seu discurso na cerimônia de encerramento da Rio-2016. Depois de falar “vocês coloriram o Brasil de verde e amarelo” em português, Nuzman foi traduzir a mesma frase para o inglês, e acabou falando “red and yellow”, ou “vermelho e amarelo” em inglês.

O último ouro do Brasil

Reuters
imagem: Reuters

Doze anos depois de conquistar sua última medalha de ouro no vôlei masculino, o time de Bernardinho voltou a subir no lugar mais alto do pódio. No duelo contra a Itália, a seleção brasileira venceu por 3 sets a 0, com parciais de 25-22, 28-26 e 26-24. “Isso estava engasgado. Eu estava me preparando para falar: a gente ganhou”, disse Wallace após a vitória.

Protesto curioso na luta olímpica

Toru Hanai/Reuters
imagem: Toru Hanai/Reuters

Treinadores da seleção da Mongólia de luta olímpica tiraram a roupa no tatame, na Arena Carioca 2, e ficaram só de cuecas para protestar contra o resultado que tirou de Mandakhnaran Ganzorig a medalha de bronze. Ganzorig pensava ter vencido o rival, mas o juiz, em decisão polêmica e surpreendente, marcou passividade do mongol, em punição que culminou no triunfo de Navruzov.

Protesto na maratona

LUCY NICHOLSON/REUTERS
imagem: LUCY NICHOLSON/REUTERS

Medalha de prata na maratona olímpica, o etíope Feyisa Lilesa cruzou a linha de chegada fazendo um sinal de xis com os braços, um gesto de apoio a protestos contra o governo da Etiópia. Depois da prova, o atleta diz temer ser morto ao voltar para o país. "Se eu voltar eu sei que eles vão me matar. Se não me matarem vão me prender, ou me segurar do aeroporto. Vou conversar com minha família e amigos para decidir o que fazer. Talvez eu vá para outro país”.

Ninguém para o Dream Team

REUTERS/Dylan Martinez
imagem: REUTERS/Dylan Martinez

No último jogo da Rio-2016, o Dream Team, enfim, deu show. Na final do basquete masculino contra a Sérvia, o time dos Estados Unidos venceu com tranquilidade por 99 a 66. É a 15ª vez que a seleção norte-americana sobe no topo do pódio olímpico, a terceira consecutiva - e isso em 18 participações no torneio.

Bolt cai na festa

Na madrugada que dava início as comemorações de seu aniversário, Usain Bolt decidiu ir curtir a noite carioca. Ao som de “Baile de Favela”, o tricampeão olímpico se divertiu no palco de uma balada na Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Surpresa no handebol

REUTERS/Kai Pfaffenbach
imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach

A final do handebol masculino teve uma surpresa. A Dinamarca superou a favorita França por 28 a 26 e ficou com a medalha de ouro. Com isso, a França perdeu a chance de conquistar um feito sem precedentes no handebol: o tri olímpico.

Gasol se despede com o bronze

AFP PHOTO / POOL / Eric Gay
imagem: AFP PHOTO / POOL / Eric Gay

Pau Gasol se despediu da seleção espanhola de basquete com uma medalha de bronze. Contra a Austrália, a Espanha venceu por 89 a 88. Em três edições olímpicas, Pau Gasol conquistou duas medalhas de prata e um bronze.

Topo