Carrasca do Brasil, China bate Sérvia e conquista o ouro no vôlei feminino
Do UOL, em São PauloResponsável por eliminar o Brasil nas quartas de final, a China terminou com a medalha de ouro no vôlei feminino. Neste sábado (20), no Maracanãzinho, as chinesas superaram a Sérvia, por 3 sets a 1, e subiram no lugar mais alto do pódio.
Depois de perder o primeiro set, a China venceu o segundo e chegou a abrir 19/12. Em uma reação impressionante, porém, a Sérvia flertou com a virada, mas acabou perdendo por 25 a 22. Na última parcial, a China abriu uma vantagem de dois pontos no meio do set e manteve até o final: 25/23.
Em um lance no final do quarto set, Ting Zhu atacou e a bola acertou em cheio no rosto de Maja Ognjenovic. A sérvia, então, desabou em quadra e chegou a ir às lágrimas. Após o lance, Zhu pediu desculpas à rival.
A vitória resulta no tricampeonato olímpico da China no vôlei feminino. Antes disso, o país asiático havia vencido o torneio nas edições de Los Angeles-1984 e Atenas-2004. Além disso, as chinesas possuem mais três medalhas: uma prata (Atlanta-1996) e dois bronzes (Seul-1988 e Pequim-2008).
No caso da Sérvia, a prata representa a primeira medalha do país desde o fim da Iugoslávia, em 2003.
A medalha de bronze ficou com os Estados Unidos. Mais cedo, o time norte-americano venceu a Holanda por 3 sets a 1.