! Martine e Kahena quebram protocolo e vão para a galera na Marina da Glória - 18/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vela

Martine e Kahena quebram protocolo e vão para a galera na Marina da Glória

Bruno Doro e Gustavo Franceschini

Do UOL, no Rio de Janeiro

Esqueça qualquer ideia de que a vela é um esporte frio e distante. Nesta quinta, o ouro de Martine Grael e Kahena Kunze foi comemorado com tudo que as duas podiam. O barco das duas foi carregado pelos amigos na chegada, a dupla não se conteve em cima do pódio e quebrou o protocolo já com a medalha na mão, indo com tudo para a torcida.

A cena deixou a organização sem saber o que fazer. Para favorecer os fotógrafos e câmeras de TV, o pódio da vela deixou as vencedoras de costas para o público que encheu a praia do Flamengo. Martine e Kahena, depois do hino, desencanaram das poses protocolares e já estavam viradas para o público, de costas para os cliques, quando foram avisadas de que teriam de virar por alguns instantes.

O melhor estava por vir. Um grupo de amigas da dupla, devidamente credenciada, acompanhou tudo de uma área reservada. Com bandeiras na mão e muita empolgação, entoaram um "Vem, vem!" para Kahena e Martine quando elas finalmente se livraram dos fotógrafos.

O abraço forte foi uma das cenas mais bonitas do dia. O grupo de meninas acompanha Martine e Kahena desde a infância e mais cedo tinham participado da cena do barco carregado na chegada delas à Marina da Glória. Paralelamente a isso, funcionários da Rio-2016 e voluntários se desdobravam para tentar conter os fotógrafos que tentavam invadir a área onde elas estavam.

Emocionadas, Martine e Kahena decidiram ir para o público. Pularam a grade, subiram nos ombros de conhecidos e rodaram o entorno da área de pódio sendo abraçadas e saudadas pela torcida. "Foi muito emocionante receber a medalha. Tinham muitos amigos nossos aqui", celebra Kahena.

Só depois de uns 20 minutos de comemoração elas voltaram ao protocolo. De alma lavada pela medalha conquistada em casa, já que elas vivem e treinam no Rio de Janeiro.

Topo