Relatos das provas

Já classificado, Brasil relaxa e encerra 1ª fase do handebol com derrota

REUTERS/Damir Sagolj
Brasil já tinha a terceira posição do grupo garantida antes do jogo imagem: REUTERS/Damir Sagolj

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção masculina de handebol entrou em quadra já classificada nesta segunda-feira (15) e enfrentou a Suécia apenas para cumprir tabela na última rodada do Grupo B dos Jogos Olímpicos. Com o técnico Jordi Ribera aproveitando para fazer testes e a equipe mais relaxada que o normal, o resultado foi uma derrota elástica por 30 a 19.

O revés para os suecos, que terminaram na lanterna com esta única vitória, não alterou em nada a situação do Brasil, que já estava com a terceira colocação da chave confirmada. Os outros classificados do grupo foram Alemanha, Eslovênia e Polônia.

Foi a primeira vez na história que o time masculino de handebol passou de fase nas Olimpíadas. O próximo desafio, válido pelas quartas de final, será na quarta-feira (17). O adversário, que virá do Grupo A, ainda não está definido, mas deve ser a bicampeã olímpica França, uma das favoritas ao ouro.

Brasil testa opções para o mata-mata e toma "lavada"

Damir Sagolj/Reuters
imagem: Damir Sagolj/Reuters

Desde o começo ficou nítido que a seleção não havia entrado com o mesmo espírito de luta dos jogos anteriores na Arena do Futuro. Com a classificação assegurada, o Brasil poupou energias para o mata-mata, deu tempo de jogo a atletas reservas e experimentou alternativas que podem ser importantes na próxima fase.

Uma delas foi a utilização de um jogador de linha no lugar do goleiro em lances de ataque, criando superioridade numérica contra a defesa do adversário. A Suécia aproveitou mais de uma vez para roubar a bola e marcar por cobertura. O primeiro tempo terminou com vantagem de 16 a 10 para os europeus.

O Brasil voltou mais sério após o intervalo. Maik fez seus já característicos gestos para levantar a torcida. Empurrada pela arquibancada, a seleção chegou a diminuir o prejuízo para três gols, mas logo a Suécia voltou a abrir larga vantagem. A diferença final foi de 11 gols.

Topo