! Bolt critica programação dos 100m: "Eu podia ser mais rápido. Foi estúpido" - 15/08/2016 - UOL Olimpíadas

Atletismo

Bolt critica programação dos 100m: "Eu podia ser mais rápido. Foi estúpido"

Pedro Ivo Almeida, Luis Augusto Simon e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Usain Bolt não foi só sorrisos e comemorações após conquistar o inédito tricampeonato olímpico dos 100 metros rasos neste domingo (14). O jamaicano também criticou a programação da prova, que, segundo ele, deixou a semifinal perto demais da final e prejudicou a recuperação dos atletas.

"Foi muito difícil correr rápido porque o tempo de resposta foi muito, muito, muito curto. Foi ridículo. Fiquei preocupado, porque me senti tão bem nas semifinais. Eu poderia executar um tempo mais rápido, mas voltar para a área de aquecimento e começar a aquecer novamente, e aí já estar na hora de voltar para competir... para mim, foi realmente estúpido. Por isso que a corrida foi lenta. Não há como correr, voltar e fazer um tempo rápido. Fica difícil para nós", disparou o astro.

Bolt correu sua bateria na semi às 21h07 e voltou à pista para a final às 22h25 - um intervalo de menos de 1h30 para descansar e voltar a aquecer. A praxe em competições de 100 metros rasos é dar de duas a três horas de intervalo. Segundo o jamaicano, o tempo ideal somente para o descanso é de aproximadamente duas horas.

Na semifinal, desacelerando bastante nos últimos metros, Bolt se classificou com o tempo de 9s84. Já na decisão, mesmo forçando, baixou o tempo em apenas 0s03 e terminou com 9s81. A marca também foi pior do que em suas vitórias olímpicas em Pequim-2008 (9s69) e Londres-2012 (9s63).

"Eu mal tinha saído da semi e já tive que fazer aquecimento de novo. Eu nunca fico cansado depois dos 100 metros, e desta vez fiquei", reclamou Bolt.

O tricampeão olímpico não foi o único a se queixar de cansaço na final. O medalhista de prata, o norte-americano Justin Gatlin, também disse que sentiu fisicamente antes da decisão da prova mais rápida do atletismo.

"Estava cansado, só tive 30 minutos de descanso. Por isso, fico satisfeito com a prata", disse Gatlin.

Topo