! Gatlin ignora vaias da torcida e se diz satisfeito com prata diante de Bolt - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Atletismo

Gatlin ignora vaias da torcida e se diz satisfeito com prata diante de Bolt

Pedro Ivo Almeida, Luis Augusto Simon e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O norte-americano Justin Gatlin não conseguiu evitar o tricampeonato inédito de Usain Bolt nos 100 m rasos da Olimpíada. Neste domingo (14), o veterano de 34 anos teve que se contentar com a medalha de prata diante de um dos maiores atletas de todos os tempos. E saiu satisfeito, minimizando tanto a derrota quanto as vaias que recebeu da torcida brasileira no Engenhão.

"Você ouve tudo que vem lá de cima, mas eu tinha que procurar me concentrar. As pessoas estavam animadas, tem muitos fãs do Bolt. Eles não me conhecem. O importante é que todos os meus competidores me respeitam", disse Gatlin, que já foi flagrado duas vezes em exames antidoping, em 2001 e 2006.

"Não foquei nas vaias. Vi muitas bandeiras americanas. Represento o meu país, é isso o que conta", completou.

O fato de ser o atleta mais velho da final dos 100 m rasos e ainda assim chegar ao pódio também foi comemorado pelo norte-americano. A medalha de prata foi sua terceira na prova: ele conquistou o ouro em Atenas-2004 e ficou com o bronze em Londres-2012.

"Sou o cara mais velho a chegar no pódio. Estava cansado, só tive 30 minutos de descanso [entre a semifinal e a final]. Por isso, fico satisfeito com a prata", afirmou, para depois elogiar seu principal rival.

"[Bolt] É um grande cara. Ele me torna melhor como atleta. Eu me sinto honrado em ser o cara que o acompanhou por todos esses anos", concluiu Gatlin.

Topo