10 coisas para você saber sobre o Dia 9 dos Jogos Olímpicos do Rio

Do UOL, em São Paulo

O Dia 9 dos Jogos Olímpicos do Rio reservou um feito histórico para a ginástica brasileira. Diego Hypólito e Arthur Nory conquistaram a medalha de prata e bronze, respectivamente, no solo. Além disso, o país garantiu mais duas medalhas, mesmo sem saber a cor: no boxe e no vôlei de praia.

O dia ainda contou com os tricampeonatos de Usain Bolt, no atletismo, e Simone Biles, na ginástica artística.

 

Confira o que de melhor aconteceu no domingo (14):

Brasileiros fazem história na ginástica

AFP / Ben Stansall

O Brasil fez história na ginástica artística masculina. Diego Hypólito e Arthur Nory conquistaram a medalha de prata e de bronze, respectivamente, na final do solo. A prata encerrou um trauma de Hypólito. Nos Jogos de Pequim-2008 e Londres-2012, ele era apontado como um dos favoritos, mas caiu durante as apresentações e ficou sem o pódio.

Simone Biles segue imbatível

REUTERS/Mike Blake

Se Diego e Nory surpreenderam no solo, Simone Biles confirmou o favoritismo na final do salto feminino. Com apenas 19 anos, a norte-americana conquistou sua terceira medalha de ouro – ela já havia vencido a final por equipes e a final individual.

“Fora, Temer” na maratona olímpica

Pedro Ivo / UOL

A maratona olímpica feminina ficou marcada por uma série de protestos organizados contra o presidente interino Michel Temer. Durante todo o trajeto, cartazes contra o interino foram vistos, alguns com a frase em inglês “no coup in Brazil” (“não ao golpe no Brasil”, na tradução para o português). Além disso, ocorreram duas invasões de manifestantes na entrada da Avenida Marquês de Sapucaí.

Bolt se torna ainda mais lenda

Lucas Lima/UOL

Usain Bolt conquistou o inédito tricampeonato nos 100 metros rasos na Rio-2016. Com o tempo de 9s81, o jamaicano superou o norte-americano Justin Gatlin para conquistar a medalha de ouro. "Eu já era uma lenda, mas precisava do tri", disse ele ao SporTV.

Drama do Brasil no vôlei de praia

Talita e Larissa precisaram salvar três match points antes de conseguirem vencer a dupla suíça formada por Nadine Zumkehr e Joana Heidrich, por 2 sets a 1. Com a vitória, as brasileiras terão pela frente as alemãs Laura Ludwig e Kira Walkenhorst, na semifinal. Além disso, com a classificação de Ágatha e Bárbara, o Brasil já garantiu uma vaga no pódio.

Ao menos a prata já é do Brasil no boxe

Peter Cziborra/Reuters

O Brasil garantiu pelo menos a medalha de prata no boxe masculino (categoria até 60kg). Ao vencer o cubano Lazaro Alvarez, Robson Conceição avançou para a final, que acontecerá na terça-feira. Depois da luta, os cubanos e brasileiros acabaram discutindo nos bastidores.

Duas vezes Andy Murray

Clive Brunskill/Getty Images

Em uma batalha de quatro horas, Andy Murray venceu Juan Martin Del Potro por 3 sets a 1 e conquistou a medalha de ouro do tênis masculino. Esse é o segundo título olímpico do britânico. Em Londres-2012, ele superou o suíço Roger Federer para conquistar o ouro.

Brasil começa bem no hipismo

Christian Petersen/GettyImages

O Brasil começou bem a disputa de saltos no hipismo. Stephan de Freitas Barcha, Álvaro de Miranda "Doda" Neto e Pedro Veniss zeraram seus percursos neste domingo, dia da primeira fase classificatória da modalidade. Eles voltam a competir na terça-feira, quando será realizado o percurso que valerá para a primeira fase de equipes e segunda fase individual.

O fim da era Michael Johnson

David Gray/Reuters

O sul-africano Wayde van Niekerk superou a marca de Michael Johnson, que já durava 17 anos. Na final dos 400m, ele anotou 43s03 e marcou o novo recorde mundial e olímpico, superando os feitos de Johnson em 1999 (43s18) e em Atlanta-1996 (43s49).

Superação na luta olímpica após desmaio

REUTERS/Toru Hanai

Roman Vlasov surpreendeu na luta olímpica. Na semifinal, ele desmaiou após levar um mata-leão do croata Bozo Starcevic. No entanto, levantou depois de alguns minutos, foi atendido e voltou para vencer por 3 a 1. Na final, precisou de um curativo no supercílio para lutar com Mark Overgard Madsen, da Dinamarca, e venceu novamente por 3 a 1, conquistando a medalha de ouro.