Vídeos

Atualizada em 27.10.2016 19h34

Rio-2016 recorrerá à Justiça para ter dinheiro do governo na Paraolimpíada

Tony Gentile/Reuters
Mario Andrada, diretor de comunicação da Rio-2016, anuncia recurso judicial imagem: Tony Gentile/Reuters

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê Organizador da Rio-2016 anunciou neste domingo (14) que vai recorrer da decisão que impede o órgão a obter recursos públicos para financiar suas atividades. A liminar saiu na sexta-feira (12) e atende ao pedido do MPF (Ministério Público Federal). Segundo o UOL Esporte apurou, o comitê espera receber recursos vindos da prefeitura do Rio e de estatais para financiar a Paraolimpíada.

O anúncio do recurso foi feito pelo diretor de Comunicação da Rio-2016, Mario Andrada. Ele não deu mais detalhes sobre a ação do comitê alegando que o tema da ajuda governamental está sendo discutido judicialmente. Confirmou, porém, o Rio-2016 procurará a Justiça nas primeiras horas de segunda-feira (14).

“Vamos recorrer”, disse Andrada. “Houve uma decisão liminar na noite de sexta-feira e ainda não tivemos acesso ao seu completo teor por conta do final de semana. Isso muda na segunda-feira. Podemos recorrer a partir de amanhã.”

A liminar contra o Comitê Rio-2016 foi concedida pelo Justiça Federal e atinge também o governo federal e prefeitura. A decisão determina que o governo não repasse recursos públicos ao Comitê Organizador até que ele divulgue suas contas e comprove a necessidade do aporte governamental.

A ordem judicial saiu justamente enquanto os organizadores dos Jogos do Rio negociavam patrocínios com empresas ligadas ao governo federal e um convênio com a prefeitura do Rio. Por meio do convênio, o município se comprometeria a injetar dinheiro no caixa do comitê para financiar exclusivamente a Paraolimpíada. Procurada pelo UOL Esporte no sábado, a prefeitura não confirma o convênio.

Andrada também não fala sobre o assunto. Questionado diversas vezes sobre o assunto neste domingo, ele ratificou que o Comitê Rio-2016 tem dinheiro para a Paraolimpíada, mas segue em busca de novos patrocínios.

Neste domingo, o site internacional especializado em coberturas olímpicas Inside the Games informa que comitês paralímpicos nacionais ainda não receberam os recursos que deveriam já ter sido repassados pelo Comitê Rio-2016 para financiar viagens de esportistas até o Rio.

Andrada também foi questionado sobre o assunto. Não confirmou o atraso nos pagamentos. Disse só que o Comitê Rio-2016 está em contato com os comitês paralímpicos, sabe o que tem que fazer e fará o necessário.

No sábado, Andrada já havia falado de uma revisão completa da organização da Paraolimpíada de 2016 visando a corte de custos. No domingo, disse que os cortes estão sendo negociados com o IPC (Comitê Paralímpico Internacional, em inglês).

 

Topo