Relatos das provas

Provas de tiro se encerram sem cumprir todas as promessas de pódio

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

Cássio Rippel participou da última prova de tiro esportivo neste domingo (14) e ficou na última colocação (44ª), sem conseguir a classificação para a fase final. Com isso, a equipe brasileira se despede dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro com um resultado histórico de Felipe Wu, mas com o não cumprimento da promessa de outras medalhas.

Na última semana, o presidente da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo), Durval Balen, disse ao UOL Esporte que a modalidade conseguiria mais duas ou três medalhas para o Brasil, além da prata conquistada por Felipe Wu.

O otimismo de Balen estava no paranaense Cássio Rippel, na carabina deitado de 50m, e no paulista Emerson Duarte, na pistola de tiro rápido de 25m. Apesar disso, ambos os atletas passaram longe do pódio nestas duas categorias.

O paulistano Felipe Wu conquistou a medalha de prata para o Brasil na pistola de ar 10 m.

Havia 96 anos que o Brasil não subia ao pódio olímpico nesta modalidade. A última vez foi na Antuérpia-1920, com Guilherme Paraense, no primeiro ouro do país em Jogos Olímpicos, e Afrânio da Costa, bronze na mesma edição. Coincidência ou não, o local onde as provas de tiro esportivo estão sendo realizadas nestes Jogos-2016 chama-se Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense.

Topo