! Tiro esportivo brasileiro acredita em outras duas medalhas na Rio-2016 - 06/08/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Tiro esportivo brasileiro acredita em outras duas medalhas na Rio-2016

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

A prata de Felipe Wu, na pistola de ar, neste sábado, 6, não deve ser a única contribuição do tiro esportivo ao COB (Comitê Olímpico Brasileiro) na busca pelo top 10 no quadro de medalhas dos Jogos do Rio-2016. É o que acredita o presidente da CBTE (Confederação Brasileira de Tiro Esportivo), Durval Balen.

“Não vamos parar por aqui, acredito que temos potencial para irmos ao pódio mais duas ou três vezes”, disse ao UOL Esporte, em meio aos festejos pela prata de Wu, na tarde de sábado. Ele vem repetindo este otimismo como um mantra há algum tempo. Em junho, Balen esteve em uma audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados e também fez este prognóstico.

A delegação do tiro esportivo do Brasil no Rio-2016 é composta por nove atiradores. Dois dos quais competiram neste sábado, 6, mas voltarão aos estandes até a quarta-feira: Rosane Budag, na carabina de ar 10m, na qual terminou na 50ª colocação, além do próprio Wu.

O otimismo de Balen está no paranaense Cássio Rippel, na carabina deitado de 50m, e no paulista Emerson Duarte, na pistola de tiro rápido de 25m.

O representante do Paraná competirá a partir das 9h da manhã da próxima sexta-feira, 12. Ele é o 40º colocado no ranking mundial. Ele foi 20º na etapa da Copa do Mundo de Bangcock, na Tailândia, neste ano, e foi campeão do Pan de Toronto, no ano passado. Já Duarte está em situação mais favorãvel no ranking mundial. É o 18º no ranking mundial e terminou em 6º na Copa do Mundo de Bangcock.

“Acredito que com a medalha do Felipe Wu e os resultados dos demais, conseguiremos mostrar que o tiro esportivo não é um esporte violento”, defendeu Balen.

Havia 96 anos que o Brasil não subia ao pódio olímpico nesta modalidade. A última vez foi na Antuérpia-1920, com Guilherme Paraense, no primeiro ouro do país em Jogos Olímpicos, e Afrânio da Costa, bronze na mesma edição. Coincidência ou não, o local onde as provas de tiro esportivo estão sendo realizadas nestes Jogos-2016 chama-se Centro Nacional de Tiro Esportivo Tenente Guilherme Paraense.

Topo