! Bolt ganha tri nos 100 m rasos e se torna o maior da história do atletismo - 14/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Bolt ganha tri nos 100 m rasos e se torna o maior da história do atletismo

Pedro Ivo Almeida, Luis Augusto Simon e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em meio aos tempos sombrios vividos pelo atletismo, um raio apareceu como salvação: Usain Bolt se tornou o maior nome da modalidade com seu inédito tricampeonato olímpico nos 100 metros rasos na Rio-2016. Como se parecesse pouco, ele acumulou a sua sétima medalha de ouro em oito competições disputadas - só perdeu quando se contundiu. Assim, cumpriu o que se propôs ao final de Londres: virar uma lenda.

Bolt venceu a prova com 9s81, sua melhor marca da temporada, mas distante de seu recorde mundial de 9s58 obtido no Mundial de Atletismo de Berlim, em 2009. O tempo também foi pior que nas suas duas outras conquistas olímpicas: ele fez 9s69 em Pequim-2008, e 9s63 em Londres-2012. O jamaicano teve uma largada mais fraca do que na semifinal, mas passou à frente nos últimos metros. Depois, reclamou da organização da prova e disse que ficou cansado.

"Eu já era uma lenda, mas precisava do tri", disse ele ao SporTV.

Depois da comemorar e fazer o "raio" com a torcida, o jamaicano aproveitou para criticar a programação dos 100m rasos na Rio-2016, especialmente por ter apenas 1h30 de descanso entre a semifinal e a decisão. "Eu mal tinha saído da semi e já tive que fazer aquecimento de novo. Eu nunca fico cansado depois dos 100 metros, e desta vez fiquei", reclamou Bolt.

O principal rival de Bolt, o norte-americano Justin Gatlin, ficou com a prata ao correr para 9s89 - acima de sua melhor marca na temporada, 9s80, que lhe daria o ouro. Já a medalha de bronze ficou com o canadense Andre de Grasse, com 9s91.

O jamaicano afirmou que se surpreendeu com as vaias da torcida no Engenhão a Gatlin. "Eu estava chocado. Foi a primeira vez que eu vi. Não há palavras para descrever. Foi surpreendente. Diferentes lugares, diferentes códigos", disse, rapidamente, em contato com a imprensa após o triunfo que garantiu a medalha de ouro", comentou.

A história de Bolt teve os elementos dos filmes clichês norte-americanos. O herói que aos 29 anos tem que se manter no topo, a contusão pouco antes do grande evento, o rival com cara de vilão e passado de doping (Justin Gatlin) - é verdade que ele pagou suas penas e nunca mais foi pego.

E Bolt soube incorporar o papel de protagonista. Deixou o suspense no ar após a lesão na coxa direita nas classificatórias jamaicanas. Ao chegar ao Rio, correu uma eliminatória lenta, se poupando. Mas disse que estava inteiro. E o Engenhão encheu para esperá-lo como aconteceu poucas vezes neste Jogos, ainda que não estivesse completamente lotado - alguns espaços vazios foram verificados.

Houve uma manifestação unânime do estádio a cada vez que ele apareceu na tela, a cada vez que teve o nome anunciado. Como foi em Londres. Bolt não é mais um ídolo da Jamaica: é do mundo.

Kai Pfaffenbach/Reuters
Após ser tricampeão, Bolt comemora com mascotes da Olimpíada imagem: Kai Pfaffenbach/Reuters

A vitória de Bolt representa a redenção de um esporte atingido por um escândalo sem precedentes de doping pouco antes dos Jogos do Rio-2016. A delegação russa, uma das mais importantes da modalidade, foi excluída pelo envolvimento em um sistema para drogar atletas para melhorar seu desempenho. A própria cúpula da Iaaf (Federação Internacional de Atletismo) caiu por envolvimento no caso ao receber propinas para mascarar testes positivos.

O próprio Bolt disse que o atletismo precisava que ele vencesse. E ele carregou nos seus ombros, de novo, uma modalidade inteira. Agora, só lhe faltará cumprir a tríplice coroa pela terceira vez aqui no Rio-2016, com os títulos também dos 200 m e do 4x100 m, e depois se retirar com a certeza de que é o maior em mais de 114 anos de Olimpíada. E que levará provavelmente outros 100 anos para surgir um novo Bolt.

Carlos Barria/Reuters
Bolt cruza a linha de chegada com a marca de 9s81 imagem: Carlos Barria/Reuters

Bolt se torna primeiro tricampeão do atletismo de pista

Além do tricampeonato inédito dos 100 m rasos, outra marca histórica foi alcançada pelo jamaicano: ele se tornou o primeiro atleta tricampeão olímpico em provas de pista. Já na conta com todas as provas do atletismo, ele se tornou o oitavo tricampeão. Há ainda dois tetracampeões: os norte-americanos Al Oerter (vencedor em 1956, 1960, 1964 e 1968 no lançamento de disco) e Carl Lewis (campeão em 1984, 1988, 1992 e 1996 no salto em distância).

Topo