! Brasil leva virada da Turquia e deixa Rio-2016 com pior campanha olímpica - 13/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Brasil leva virada da Turquia e deixa Rio-2016 com pior campanha olímpica

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira feminina de basquete se despediu com sua quinta derrota em cinco partidas dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Atuando na Arena da Juventude pela quinta rodada do Grupo A, a equipe do técnico Antônio Carlos Barbosa caiu diante da Turquia por 79 a 76 na segunda prorrogação, depois de chegar ao intervalo vencendo por 36 a 20 no intervalo e empatar em 60 a 60 no fim do quarto período.

Com o resultado, o Brasil fecha sua participação como lanterna da chave – nos primeiros quatro jogos, contra Austrália, Japão, Belarus e França, foram quatro derrotas. A Turquia, com três vitórias e duas derrotas, já estava classificada para as quartas de final do torneio.

O destino reservou os Jogos Olímpicos realizados no Brasil para que a equipe nacional protagonizasse sua campanha mais fraca de todos os tempos, desde a estreia olímpica, em Barcelona-1992. Até então, o Brasil ganhava ao menos uma partida, fato que passou longe de ocorrer na Rio-2016.

Esta é a terceira edição dos Jogos em que a seleção cai na primeira fase. O time da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) tampouco conseguiu avançar às quartas em Pequim-2008 e Londres-2012, com a diferença de ter se despedido essas edições com pelo menos um triunfo.

Na partida deste sábado, a cestinha foi a americana naturalizada turca Lara Sanders, que marcou 23 pontos e ainda apanhou 10 rebotes. No Brasil, destaque para Érika, com 16 pontos e 11 rebotes. Iziane teve 22 pontos e oito assistencias.

Brasil abre vantagem, mas cai na 2ª prorrogação

O Brasil começou o jogo levando sufoco, vendo a Turquia abrir 8 a 2 no primeiro quarto. Mesmo assim, as donas da casa conseguiram uma incrível reação, contabilizaram 13 pontos em sequência nos minutos seguintes e fecharam o período na frente, com 15 a 8 no placar.

No segundo quarto, a vantagem se manteve tranquila e parecia encaminhar uma vitória. Iziane marcou nove pontos e ajudou o Brasil a chegar ao intervalo à frente no placar, com 36 a 20. No começo do terceiro quarto, a vantagem chegou a aumentar para 18 pontos: 40 a 22.

Entretanto, a exemplo do que aconteceu contra Belarus, a seleção diminuiu o ritmo após o intervalo e viu as rivais se aproximarem. Com oito pontos de Lara Sanders e sete de Nevriye Yilmaz, as turcas arrasaram o terceiro período marcando 21 pontos e encostaram: 47 a 41.

A queda de rendimento brasileiro e o crescimento turco se encontraram no quarto período e viram a virada no placar: 51 a 50. A Turquia chegou a estar vencendo por 60 a 58 no minuto final, mas a torcida fez diferença na reta final - o público vaiou muito as turcas e deu ânimo para que a pivô Érika marcasse a cesta que levou o duelo para a prorrogação, restando 47 segundos para o fim: 60 a 60.

Na prorrogação, o Brasil foi melhor no início. Abriu vantagem de cinco pontos, mas, de novo, não soube administrar. Damiris perdeu a bola para Isil Aben faltando 43s e permitiu o empate em 70 pontos. Na jogada seguinte, o Brasil desperdiçou um ataque e a Turquia teve a bola do jogo, mas o arremesso de três não caiu.

A partida foi, então, para a segunda prorrogação. Alben tomou conta da partida, marcou cinco dos nove pontos turcos nos cinco minutos finais e garantiu a vitória. A Turquia avança para as quartas; o Brasil dá adeus.

Topo