! Brasil desperdiça vantagem de 18 pontos e precisa de milagre para avançar - 09/08/2016 - UOL Olimpíadas

Basquete

Brasil desperdiça vantagem de 18 pontos e precisa de milagre para avançar

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

Em um jogo de vida ou morte na Arena da Juventude, a seleção feminina de basquete voltou a sofrer uma virada, foi derrotada por Belarus por 65 a 63 e agora torce por um milagre para avançar.

As atletas da casa entraram em quadra pressionadas pelas derrotas contra Austrália e Japão. Após um início arrasador diante as bielorrussas, o Brasil voltou a cair de rendimento durante a partida, abusou dos erros em arremessos e permitiu a reação das adversárias, que estiveram 18 pontos atrás no placar.

Com chances remotas de classificação, o Brasil precisa vencer França e Turquia e torcer por uma combinação de resultados em sua chave. O duelo contra as francesas acontece na quinta-feira. Com três pontos, a equipe agora ocupa a penúltima colocação no grupo A da Olimpíada. 

Brasil faz primeiro quarto impecável

Antonio Carlos Barbosa manteve a escalação com Adrianinha, Iziane, Clarissa, Damiris e Érika. Bem posiciada, a equipe entrou ligada e não encontrou problemas para abrir uma boa vantagem logo no primeiro quarto.

Com a marcação encaixada, o Brasil impediu que Yelena Leuchanka e Lindsey Harding, norte-americana naturalizada, brilhassem.

Responsável por 5 dos 9 primeiros pontos do Brasil, a ala Damiris  foi o principal destaque na boa atuação do time no primeiro quarto, que terminou em 28 a 16.

Time volta a oscilar e vê vantagem cair

Barbosa, preocupado com uma nova queda de rendimento na parte final do jogo, rodou o elenco para evitar que as atletas sentissem o desgaste. Não adiantou.

Depois de abrir 38 a 20, a seleção deixou a intensidade cair no fim segundo quarto e viu a vantagem para Belarus cair para 5 pontos. Enquanto as adversárias cresceram de produção, as brasileiras passaram a errar quase tudo que tentaram.

A reação bielorrussa foi provocada por oito erros de ataque do Brasil no segundo período, contra apenas dois na primeira etapa.

A bielorrussa Troina foi o destaque do segundo quarto, com sete pontos anotados.

Festival de erros faz torcida participar mais do jogo

Errando demais nos arremessos, o Brasil praticamente parou de pontuar no terceiro quarto. A um minuto para o fim do período, as bielorrussas passaram pela primeira vez no marcador, mas as duas equipes chegaram empatadas para os 10 minutos finais em 50 pontos.

A queda de rendimento levou a torcida a gritar "Brasil" com mais intensidade e vaiar os ataques das estrangeiras.

A irregularidade da equipe continuou no último quarto. Os gritos de "eu acredito!" não intimidaram as bielorrussas. 
 
No fim do jogo, Troina, com uma bola espetacular de três pontos, deixou Belarus com a vitória encaminhada. 

Topo