! "Armava uma jogada, elas faziam outra", reclama técnico da seleção feminina - 13/08/2016 - UOL Olimpíadas

Basquete

"Armava uma jogada, elas faziam outra", reclama técnico da seleção feminina

Daniel Brito

Do UOL, no Rio de Janeiro

O técnico da seleção feminina de basquete, Antônio Carlos Barbosa, lamentou a instabilidade emocional de suas comandadas, eliminadas neste sábado (13) após perder a quinta partida consecutiva - desta vez ante a Turquia, por 79 a 76, na segunda prorrogação.

“Eu peço tempo para fazer o lateral e armar uma jogada, elas fazem tudo diferente do que passei para elas. Então, elas estão sem o controle emocional para fazer tudo diferente do que fizeram. Porque nós fizemos bons jogos contra Austrália, Belarus, França, hoje [contra Turquia] também. Se fizermos uma edição dos lances que perdemos, foram todas bolas na nossa mão, entregava de graça, escapar bola da mão, errar a bandeja, pegar o rebote e errar o rebote”, lamentou o técnico.

Em três oportunidades nestes Jogos Olímpicos de 2016, a seleção de Barbosa chegou a abrir larga vantagem no marcador sobre as adversárias. Contra as fortes australianas, na estreia, estiveram 10 pontos à frente. Ante Belarus e Turquia ficaram na dianteira com uma diferença de 18 pontos. Em nenhuma oportunidade conseguiu manter-se estável até o final.

A ala Iziane, que anunciou o fim da carreira de atleta neste sábado, concorda com Barbosa.”Acho que essa obediência tática, que é o fator que nivela um jogo, precisa da inteligência emocional que, às vezes, nós não temos. Foi um diferencial em todos os jogos. O ímpeto de querer jogar sozinha, de tentar resolver, querer ajudar onde não é sua função, isso ajuda. Mas isso vem muito do brasileiro, porque você que as outras equipes jogam do mesmo jeito os 40 minutos, o brasileiro não. Concordo com Barbosa, isso é um diferencial”, afirmou.

O destino reservou os Jogos Olímpicos realizados no Brasil para que a equipe nacional protagonizasse a campanha mais fraca de todos os tempos, desde a estreia olímpica em Barcelona-1992. Até então, o Brasil ganhava ao menos uma partida, fato que passou longe de ocorrer na Rio-2016. Esta é a terceira edição dos Jogos em que a seleção cai na primeira fase. O time da CBB (Confederação Brasileira de Basquete) tampouco conseguiu avançar às quartas em Pequim-2008 e Londres-2012, com a diferença de ter se despedido essas edições com pelo menos um triunfo.

Topo