Tiago Camilo perde e dá adeus a Olimpíadas sem medalha no Rio
Prata em Sydney-2000 e bronze em Pequim-2008, o brasileiro Tiago Camilo se despediu de Olimpíadas com uma derrota nas oitavas de final para Mammadali Mehdiyev, do Azerbaijão, pela categoria até 90 kg do judô, nesta quarta-feira, na Arena Carioca 2.
O judoca de 34 anos, que já anunciou que disputa no Rio de Janeiro sua última edição dos Jogos, levou a virada após conseguir um yuko no começo da luta e não tem mais chances de medalha. Ele acabou levando um golpe a menos de um minuto do fim pontuado como wazari e ainda sofreu uma imobilização que deu um yuko ao rival.
Mammadali Mehdiyev já havia derrotado na rodada anterior o russo Kirill Denisov, que era um dos favoritos a medalhas no Rio. Emocionado, Tiago Camilo lamentou não ter disputado medalhas, mas destacou o legado deixado em Olimpíadas.
Tiago Camilo participou de sua quarta e última Olimpíada no Rio de Janeiro, já que anunciou que pretende encerrar a carreira em 2017. Prata em Sydney-2000 na categoria até 73 kg e bronze em Pequim-2008 na categoria até 81 kg, ele tentava com o apoio da torcida se tornar o judoca brasileiro com mais medalhas olímpicas.
Vale destacar que outro judoca com larga história no judô, o grego Ilias Iliadis, também se despediu dos tatames. Tricampeão mundial e bronze nos Jogos de Londres-2012, ele perdeu para o chinês Xunzhao Cheng por ippon e se despediu antes das oitavas de final. Em entrevista ao Sportv, ele confirmou que se aposentará após a Olimpíada do Rio.
Primeira luta
Na estreia, conseguiu um ippon contra o sul-africano Zack no último segundo. Ele teve um começo de combate ativo e ainda no primeiro minuto obteve um yuko, vantagem que segurou até o último segundo. Com o Piontek já no desespero, o brasileiro encaixou mais um golpe marcado como ippon pelos árbitros.
O Brasil chegou ao quinto dia de competições no judô com uma medalha de ouro, conquistada por Rafaela Silva na última segunda-feira. Já Felipe Kitadai, Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber, Sarah Menezes, Érika Miranda e Mariana Silva e despediram sem medalhas. Além de Tiago Camilo, Maria Portela também competiu nesta quarta-feira e perdeu nas oitavas.