Maria Portela é eliminada por irregularidade no "golden score" das oitavas
A judoca brasileira Maria Portela não resistiu à austríaca Bernadette Graf, atual sétima colocada do ranking mundial, e caiu nas oitavas de final dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Após uma estreia vitoriosa, ela deu adeus às chances de medalha nesta quarta-feira ao ser penalizada por uma irregularidade no "golden score" da categoria até 70 kg do judô, na Arena Carioca 2.
Portela tentou um golpe popularmente conhecido como "abraço de urso", em que o judoca abraça o adversário para fazer a projeção. Desde a última mudança de regras, em 2013, é preciso que o atleta faça a pegada no quimono antes de tentar o abraço. No caso de Portela, os árbitros consideraram que a pegada no quimono não foi configurada. Ela apenas defendeu a tentativa da austríaca antes de aplicar o golpe.
"Foi um erro. Esse golpe sempre surpreende as minhas adversárias, é um forte meu. Mas minha mão, pelo que os juízes viram, passou direto pelo quimono. Não revi a luta, mas se eles viram isso, deve ter acontecido. Eles não iriam acabar com os quatro anos de trabalho de um atleta se não tivessem certeza", disse.
A brasileira deixou o tatame chorando com a derrota em uma luta contra uma favorita na qual conseguiu manter o equilíbrio durante todo o tempo. As duas judocas não conseguiram pontuações ao longo dos primeiros quatro minutos e a brasileira corria pouco riscos até cometer a irregularidade.
Primeira luta e retrospecto
Na estreia, Portela teve a luta decidida contra a marroquina Assmaa Niang apenas no "golden score". Depois de quatro minutos de um combate travado e marcado por penalizações - dois "shidos" para cada judoca por falta de combatividade - ela entrou Mais ativa no tempo extra e encaixou um golpe logo no primeiro minuto e ganhou com um yuko.
Maria Portela participou de sua segunda Olimpíada na carreira. Na primeira, em Londres-2012, acabou derrotada na estreia pela colombiana Yuri Alvear por ippon. Atualmente ela ocupa a 13ª colocação do ranking mundial da categoria.
O Brasil chega ao quinto dia de competições no judô com uma medalha de ouro, conquistada por Rafaela Silva na última segunda-feira. Já Felipe Kitadai, Charles Chibana, Alex Pombo, Victor Penalber, Sarah Menezes, Érika Miranda e Mariana Silva e despediram sem medalhas. Tiago Camilo, que também disputa sua chave masculina nesta quarta-feira, também perdeu nas oitavas de final.