! "Condições terríveis e frustrantes até para o público", diz Bellucci - 07/08/2016 - UOL Olimpíadas

Tênis

"Condições terríveis e frustrantes até para o público", diz Bellucci

José Ricardo Leite e Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

Thomaz Bellucci encontrava muitas dificuldades contra o alemão Dustin Brown neste domingo (07), quando acabou beneficiado por uma lesão do rival para avançar no torneio de simples da Rio-2016. O brasileiro quebrou um tabu pessoal nas Olimpíadas, mas reclamou demais das condições climáticas do Centro Olímpico de Tênis.

“Perguntamos se valeria a pena jogar nestas condições, porque compromete muito o nível do jogo”, explica o tenista, referindo-se ao vento forte na quadra central. “É muito difícil você tomar riscos e fazer jogadas diferentes. Até para o público é frustrante vir aqui e não conseguir ver um ritmo alto de jogo”, admite Bellucci.

O brasileiro cedeu quebra logo no primeiro game e acabou perdendo o primeiro set por 6-4. No segundo melhorou seu nível, errou menos e se recuperou. Ele liderava em 5-4 quando Dustin Brown torceu o tornozelo e desistiu da partida.

“É claro que nenhum de nós conseguiu fazer um grande jogo, mas conseguimos fazer jogadas legais e estou feliz por ter passado de um jogo tão difícil”, afirma Bellucci, que quebrou um tabu pessoal na Rio-2016.

AP Photo/Charles Krupa
imagem: AP Photo/Charles Krupa

Ele nunca tinha vencido uma partida de Jogos Olímpicos. Derrotado na estreia em Pequim-2008 para o eslovaco Dominik Hrbaty, o brasileiro caiu duas na primeira fase em Londres-2012. Nos simples perdeu para o francês Jo-Wilfried Tsonga, e nas duplas, ao lado de André Sá, foi derrotado pelos irmãos Bob e Mike Bryan (EUA).

"Nunca tinha ganhado em primeira rodada de Olimpíadas, estou muito feliz”, comemora, aprovando a pressão que a torcida fez a seu favor. “Foi até mais forte do que em Copa Davis. Mais gente... Parece que a torcida vibra até mais do que em Copa Davis. É muito especial para mim. Espero que que a torcida continue me apoiando. Essa é a grande vantagem de jogar em casa. Foi uma atmosfera incrível”, afirma Bellucci, que agora aguarda o vencedor do duelo entre Pablo Cuevas (URU) e Nikoloz Basilashvili (GEO) para conhecer seu adversário da segunda rodada.

Topo