! Alemão desiste, e Bellucci vence jogo com clima de Libertadores e "chupa" - 07/08/2016 - UOL Olimpíadas

Relatos das provas

Alemão desiste, e Bellucci vence jogo com clima de Libertadores e "chupa"

José Ricardo Leite e Mauricio Stycer

Do UOL, no Rio de Janeiro

O alemão Dustin Brown (86º do ranking mundial) já tinha vencido o primeiro set contra Thomaz Bellucci (55º) quando caiu com dores na quadra central do Centro Olímpico de Tênis. Ele torceu o tornozelo esquerdo, chegou a pedir atendimento médico e tentou voltar ao jogo, mas acabou desistindo e permitindo que o brasileiro avançasse na Rio-2016.

Classificado, Bellucci agora aguarda o vencedor do duelo entre o uruguaio Pablo Cuevas (21) e o georgiano Nikoloz Basilashvili (109º) para conhecer seu adversário da segunda rodada. A partida será na segunda-feira (08), no mesmo Centro Olímpico de Tênis.

O brasileiro também está no chaveamento do torneio de duplas e por isso volta à quadra ainda neste domingo, no final da tarde. Ao lado de André Sá, Thomaz Bellucci tem confronto duro contra os irmãos britânicos Jamie e Andy Murray.

Bellucci se recuperava no jogo

REUTERS/Kevin Lamarque
imagem: REUTERS/Kevin Lamarque

Bellucci abriu o jogo cedendo uma quebra para Brown e viu o alemão abrir três games de vantagem. O paulista conseguiu devolver uma quebra e se recuperar, mas não a ponto de impedir derrota por 6-4.

Os erros de Bellucci diminuíram no set seguinte, que ficou sob seu domínio durante quatro games. Mas dois erros seguidos deixaram Brown encostar em 3 a 2, e o brasileiro deixou transparecer sua irritação jogando a raquete no chão. A partida estava equilibrada, com Bellucci vencendo por 5 a 4 o segundo set, quando Brown torceu o tornozelo e desistiu.

O alemão ficou alguns segundos caído na quadra e prontamente pediu atendimento médico. Brown não conseguiu conter as lágrimas enquanto recebia os cuidados no tornozelo e tentou esconder o choro por trás da toalha. Ele voltou e ainda tentou um saque, mas voltou a sentir dores e abriu mão do jogo, saindo do Centro Olímpico de Tênis direto para o hospital.

Vento prejudicou ambos

Kevin Lamarque/Reuters
imagem: Kevin Lamarque/Reuters

Todo o primeiro set da partida teve o vento como protagonista, o que comprometeu demais a qualidade do jogo principalmente na hora do saque. Os atletas erraram mais do que o esperado em suas estreias nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

Torcida faz sua parte

Em clima de Copa Davis, os brasileiros presentes na quadra central gritaram muito por Bellucci. Cerca de metade dos dez mil lugares da arquibancada ficaram vagos, mas ainda assim a torcida empolgou no tradicional coro “Brasil, Brasil”, mandou um "chupa" para Brown e comemorou como se fosse gol nos melhores momentos do brasileiro. Teve até um grito de "Esquece o vento, Bellucci", quando as condições climáticas mais prejudicavam o tenista paulista.

Coube também vaias a Dustin Brown quando o alemão desafiou uma bola boa de Bellucci. Sem ligar para a pressão, o 86º do ranking provocou após vencer o game seguinte: saiu dando risada e gesticulando com os braços para que a torcida aumentasse o volume.

Atleta e torcedores só fizeram as pazes quando Brown insistiu em voltar ao jogo mesmo com o tornozelo torcido. Toda a quadra central aplaudiu a iniciativa, mas o alemão não conseguiu seguir.

Fim de tabu em Olimpíada e troco ‘sem graça’ no alemão

AP Photo/Charles Krupa
imagem: AP Photo/Charles Krupa

É a primeira vitória conquistada por Thomaz Bellucci nos Jogos Olímpicos. Ele perdeu do eslovaco Dominik Hrbaty na estreia em Pequim-2008, onde só disputou o torneio de simples. Em Londres-2012 ele caiu na primeira fase duas vezes: sendo eliminado por Jo-Wilfried Tsonga no simples; e, com André Sá, foi derrotado também na estreia das duplas.

Bellucci tinha perdido de Dustin Brown de virada no último dia 21, na primeira vez em que os tenistas se enfrentaram. A partida valeu pelo torneio de Gstaad, na Suíça, do qual o brasileiro é bicampeão. Na ocasião Belluci começou bem, mas desperdiçou dois match points e levou a virada. A desforra poderia ser neste domingo, mas a lesão do adversário tirou o possível gosto de vitória.

Rogerinho bate italiano e avança

A exemplo de Bellucci, Rogério Dutra também se deu bem na primeira rodada do torneio de simples. Na quadra 3 do Centro Olímpico de Tênis, o brasileiro derrotou o italiano Thomas Fabbiano por 2 sets a 0 e se classificou na Rio-2016. Em jogo duro, Rogerinho venceu por 7-6 (7/4) e 6-1.

"Hoje está difícil jogar. Está ventando. O jogo parecia meio estranho, umas bolas que não costumo errar. Quando estava por baixo (0-3 no primeiro set) tentei chamar a torcida para o meu lado. E deu resultado. A torcida foi o segundo jogador", disse o brasileiro, muito feliz com sua presença na Rio-2016. Ele disputa a segunda rodada nesta terça-feira (9), contra Gael Monfils (FRA).

"Não imaginava que ia jogar uma Olimpíada em casa. Há um ano eu era 530º no ranking e não sabia se ia jogar mais tênis. Era mais ou menos isso. Muito bacana isso. Se alguma pessoa me falasse há um ano que eu ia ganhar uma rodada na Olimpíada eu diria que era mentira", comentou.

Topo