Ginástica

Rival de Zanetti faz pressão psicológica em brasileiro: 'Sou o favorito'

Julio Cortez/AP
Ginasta grego Eleftherios Petrounias nas qualificações da ginástica artística imagem: Julio Cortez/AP

Fábio Aleixo

Do UOL, no Rio de Janeiro

O grego Eleftherios Petrounias chegou ao Rio com status de campeão mundial e europeu das argolas e principal ameaça ao bicampeonato olímpico de Arthur Zanetti. E nas classificatórias, ele já apresentou o seu cartão de visitas ao superar o brasileiro: marcou 15,833 contra 15,533 do adversário. Ambos avançaram à final, que será disputa no dia 15.

Satisfeito com o apresentado, o grego também já tratou de começar a fazer uma pressão psicológica em Zanetti para a decisão. Assumiu o favoritismo sem papas na língua.

"Os resultados me fazem sentir favoritos sim. Tenho título mundial e europeu. Por que não seria favorito?", disse Petrounias ao ser questionado pelo UOL Esporte sobre o tema.

Zanetti parece ter ficado incomodado com a declaração do adversário que ameaça o seu sonho de conquistar um ouro em casa.

"Deixa ele se achar (favorito). Para mim, todos que estarão na final são favoritos ao ouro. Qualquer detalhe pode fazer a diferença", afirmou o brasileiro.

Em que pese a rivalidade entre ambos, a torcida brasileira foi muito respeitosa com Petrounias durante toda a sua apresentação nas argolas. Fez silêncio e ainda aplaudiu alguns movimentos. Não houve vaias ou gritos para atrapalhar.

"Fiquei surpreso e feliz com a postura da torcida. Fizeram silêncio e não me atrapalharam em nada. Em um esporte de tantos detalhes, precisamos nos concentrar ao máximo e tinha medo que algo pudesse acontecer. Claro que vão torcer mais para os brasileiros, mas gostei do público", disse.

Petrounias disse também não sentir uma responsabilidade maior por chegar ao Rio como atual campeão mundial.

"Claro que existe uma pressão, mas tenho trabalhado bem para não me sentir nervoso e acho que tenho saído muito bem", disse.

Confira os classificados para a final das argolas, em 15 de agosto:

1. Liu Yang (CHN) - 15,900
2. Eleftherios Petrounias (GRE) - 15,833
3. You Hao (CHN) - 15,800
4. Denis Abliazin (RUS) - 15,633
5. Arthur Zanetti (BRA) - 15,533
7. Dennis Goossens (BEL) - 15,366
8. Yuri van Gelder (HOL) - 15,333
9. Igor Radivilov (UCR) - 15,308

*O sexto colocado, o francês Samir Ait Said, sofreu uma fratura na perna no salto

Topo