Ginástica do Brasil garante decisão inédita por equipes e mais 6 finais

Do UOL, em São Paulo
Marcio Fernandes/Nopp
Diego Hypolito vibra com desempenho em prova de solo

O time brasileiro masculino de ginástica artística garantiu neste sábado a classificação para a final por equipes ao terminar na sexta colocação nas eliminatórias. O feito é grandioso tendo em conta que esta é a primeira vez que o país chega a uma Olimpíada com equipe completa. 

A briga por medalha acontecerá na segunda-feira (8), a partir das 16h (de Brasília).

Arthur Nory, Arthur Zanetti, Diego Hypolito, Francisco Barretto e Sérgio Sasaki se apresentaram na primeira subdivisão, de manhã, e tiveram de esperar até a tarde para comemorar a vaga. 

Os brasileiros somaram 268,078 pontos. Líderes, os Estados Unidos tiveram 270,405. Ficaram ainda à frente do Brasil a China (270,461), o Japão (269,294), a Rússia (269,612) e o Reino Unido (268,670). 

Arthur Zanetti, medalhista de ouro em Londres-2012, avaliou pela manhã que uma chegada à decisão seria "muito merecida". A final agora é certeza para o time.

"Para o primeiro dia, toda a nossa equipe foi muito bem", disse Diego Hypolito, que caiu no choro depois de se apresentar, pouco mais cedo neste sábado

País garante mais seis finais

Além da final por equipes nesta segunda-feira, o Brasil terá outras seis chances de medalha. Confira as datas das finais:

10/08: Individual geral (Arthur Nory e Sérgio Sasaki)
14/08: Solo (Diego Hypolito e Arthur Nory)
15/08: Argolas (Arthur Zanetti)
16/08: Barra fixa (Francisco Barretto)