Sul-coreanas dominam classificatória do tiro com arco; Brasil encara Itália
Adriano Wilksondo UOL, no Rio de Janeiro
A etapa classificatória do tiro com arco feminino dos Jogos Olímpicos Rio-2016 não teve surpresas nesta sexta-feira. No sambódromo da cidade, as sul-coreanas cumpriram bem seu papel de favoritas e lideraram com sobras tanto a competição individual quanto a por equipes.
Já pelo Brasil, a melhor arqueiro foi Anne Marcelle dos Santos, que terminou na 26ª posição, contribuindo para o 11º lugar do conjunto brasileiro. Agora, o time verde-amarelo enfrenta a Itália na primeira fase eliminatória. Anne pegará a japonesa Saori Nagamine, na segunda-feira.
Ventava muito na hora da prova, o que obrigou as arqueiras a mudarem a estratégia no decorrer da série de disparos. "O vento me atrapalhou um pouco, mas consegui fazer ele jogar a meu favor", disse Anne.
Durante a prova, ela se mostrou a atleta mais animada e sua postura contrastou com a das adversárias, todas muito concentradas e algumas até meio sisudas. "Comigo funciona mais dessa jeito descontraído. Assim eu atiro melhor", disse a brasileira.
A sul-coreana Choi Misun foi a líder da etapa classificatória, com 669 pontos, seguida de sua compatriota Chang Hye Jin, com 666. Ki Bo Bae, atual campeã olímpica no individual e por equipes, fechou o terceiro lugar para as coreanas, anotando 663 pontos.
Sarah Nikitin e Marina Canetta, que completam o trio brasileiro, ficaram apenas nas 50ª e 54ª posições, respectivamente.
Confrontos das brasileiras
Anne Marcelle x Saori Nagamine, do Japão
Sarah Nikitin x Kang Un Ju, da Coreia do Norte
Marina Canetta x Qi Yuhong, da China
Brasil x Itália (por equipes)
A competição feminina por equipes volta a ser realizada no próximo domingo (07), às 9h (de Brasília), já com disputa de medalha ao final do dia. Já a primeira fase eliminatória do torneio individual acontece apenas segunda-feira (08), a partir das 9h26 no sambódromo do Rio de Janeiro.
Antes da competição feminina, os homens retesaram seus arcos no mesmo local, e a rodada foi marcada por uma quebra de recorde mundial. O sul-coreano Kim Woojin se tornou a primeira pessoa a marcar 700 pontos no arco recurvo.
Disputa
O objetivo do tiro com arco é somar pontos ao atirar flechas no alvo. Nas Olimpíadas, os arqueiros utilizam o arco recurvo, que tem um sistema mais simples.
As provas são realizadas em um campo plano e sem obstáculos para os arqueiros. Os atletas participam de uma prova de 70m com equipes e no individual masculino e feminino.