! Coreano quebra recorde e afasta crítica ao barulho na sede do tiro com arco - 05/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Coreano quebra recorde e afasta crítica ao barulho na sede do tiro com arco

Adriano Wilkson

Do UOL, no Rio de Janeiro

O sul-coreano Kim Woojin superou o compatriota Dong Hyon e bateu o recorde mundial de pontuação no tiro com arco com 700 pontos, o primeiro recorde da Rio-2016. A marca anterior era de 699, feita por Hyon nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012.

O feito aconteceu na manhã desta sexta-feira (5) durante a etapa classificatória e acabou abafando críticas que vinham sendo feitas a respeito do barulho no entorno do sambódromo do Rio, onde o campo de disparo foi montado. O campo de disparo foi classificado por muito bom por vários atletas e técnicos consultados. Essa avaliação já vinha sendo feito nos treinos da semana.

O resultado foi muito comemorado pelos sul-coreanos presentes no sambódromo. Para celebrar, Woojin assinou o alvo do recorde. A Coreia do Sul ficou na liderança desta etapa, com 2057 pontos somados.

"Eu treinei mais do que qualquer um e dei o meu melhor em toda prova", disse Woojin na zona mista. "Amanhã temos uma competição importante. Quanto a celebrar hoje, eu prefiro focar na partida de amanhã.”

Recorde afasta críticas à qualidade do sambódromo

Em evento-teste no ano passado, competidores perceberam que o trânsito ao redor do sambódromo poderia atrapalhar a concentração dos arqueiros e a transmissão de TV. Para sanar o problema, a organização chegou a levantar paredes acústicas ao redor do local para bloquear o barulho do trânsito das ruas ao lado.

No tiro com arco, o silêncio é considerado fundamental.

O brasileiro Marcos d’Almeida, que enfrentará um americano na próxima fase, foi questionado sobre se o campo de tiro estava bom e respondeu: “Se até um recorde nós tivemos, é claro que estava.”

O australiano Alec Pott, que será rival de Bernardo Oliveira na próxima fase, também elogiou as instalações. "Fez um belo dia, o clima estava perfeito e o campo de tiro é ótimo, nada a reclamar. Estamos preparados para voltar amanhã e ver o que acontece", disse ele. 

O técnico Evandro França, que também classificou as condições do sambódrmo como "ideais", disse que o principal objetivo da classificação por equipes era evitar a Coreia do Sul, grande potência da modalidade. O Brasileiro enfrentará a China na próxima fase. "(Passar da China) é um resultado possível, temos arqueiros tão bons quanto eles", disse o treinador.

No individual, o melhor brasileiro classificado foi Marcus D'Almeida, que fez 658 pontos e acabou na 34ª posição. Bernardo Oliveira foi o 45º colocado e Daniel Xavier o 53º. Marcos enfrentará o norte-americano Jake Kaminsk na próxima fase. Bernardo pegará o arqueiro australiano Alec Potts e Daniel disputa com o sul-coreano Lee Seungnyu.

"Poderia ter sido melhor mas estamos satisfeitos. O campo é bom e os atletas conseguiram encontrar o tiro ao longo das séries. O Brasil nunca passou de uma rodada, mas viemos aqui para fazer diferente", declarou o treinador brasileiro.

"A nossa pontuação ficou um pouco abaixo do que a gente estava fazendo em treinamentos, mas estamos confiantes de que amanhã (sábado) podemos fazer melhor", completou o arqueiro Daniel Xavier.

Disputa

O objetivo do tiro com arco é somar pontos ao atirar flechas no alvo. Nas Olimpíadas, os arqueiros utilizam o arco recurvo, que tem um sistema mais simples.

As provas são realizadas em um campo plano e sem obstáculos para os arqueiros. Os atletas participam de uma prova de 70m com equipes e no individual masculino e feminino.

Confira a classificação por equipes:

1. Coreia do Sul – 2057 pontos

2. Estados Unidos – 2024 pontos

3. Itália – 2007 pontos

4. Austrália – 2005 pontos

5. França – 2003 pontos

6. China – 1997 pontos

7. Taiwan – 1995 pontos

8. Espanha – 1986 pontos

9. Holanda – 1981 pontos

10. Indonésia – 1962 pontos

11. Brasil – 1948 pontos

12. Malasia – 1945 pontos

Topo