Olimpíadas 2016

Rio-2016 espera Pelé até manhã de sexta e tem 4 nomes reservas por pira

Pedro Ivo Almeida/UOL
Mobilidade prejudicada: Pelé anda com auxílio de muletas em evento no RJ imagem: Pedro Ivo Almeida/UOL

Guilherme Costa e Pedro Ivo Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Comitê da Rio-2016 chegará ao dia da abertura dos Jogos – sexta-feira (5) – sem saber quem será o responsável por acender a pira olímpica. Nome escolhido desde o início do planejamento da festa e já convidado oficialmente também pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), Pelé ainda não confirmou se participará da festa. Preocupados, os organizadores já trabalham com quatro nomes reservas para o momento mais aguardado da cerimônia.

Pressionado, o Comitê terá poucas horas para resolver a questão. O Rio-2016 aguardará até as 8h30 (horário de Brasília) desta sexta para bater o martelo sobre o ex-jogador de futebol.

Segundo pessoas do Rio-2016 ouvidas pela reportagem, esses quatro nomes já foram convidados para uma “participação especial no protocolo da tocha na abertura” e responderam positivamente. As quatro pessoas, todas ligadas diretamente ao esporte, estão ensaiadas e participarão da festa. Uma delas, no entanto, pode mudar de papel na cerimônia e acender a pira caso Pelé responda negativamente ao convite.

Nesta quinta-feira, um ensaio foi realizado no estádio do Maracanã para testar a cena sem a presença de Pelé. Nos últimos dias, todos os testes eram feitos contando com a participação do ex-jogador de futebol.

Entre os quatro “reservas”, Guga e Hortência são nomes certos. Os outros dois ainda são mantidos em sigilo.

Além do ex-campeão de tênis e da ex-atleta de basquete, o Comitê Organizador convidou para o protocolo da tocha o nadador César Cielo, que recusou a participação, e pensou no nome da ex-saltadora Maurren Maggi, cujo nome não foi bem aceito no COI por causa de um episódio de doping em 2003.

Mobilidade atrapalha Pelé

Pessoas próximas a Pelé ainda evitam falar na recusa. No entanto, os problemas de mobilidade por causa de dores musculares após uma cirurgia na bacia são uma preocupação geral. O ex-atleta já repetiu diversas vezes aos amigos e assessores que não gostaria de passar uma imagem de fragilidade em um momento tão importante.

No final da tarde desta quinta (4), Pelé visitou seu médico particular para uma avaliação visando a participação na abertura da Rio-2016. A decisão clínica, porém, ainda é uma dúvida para o Comitê.

Topo