Futebol

Pelé brinca: se tivesse disputado, diria que o maior atleta olímpico era eu

Paulo Whitaker/Reuters
Pelé durante homenagem organizada pelo COI em Santos imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Do UOL, em São Paulo

Cotado para acender a pira olímpica na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, o ex-jogador Pelé deu uma entrevista ao jornal francês "Le Parisien" comentando sobre a sua expectativa pelo evento e chamou a atenção por uma brincadeira. Para Pelé, ele próprio poderia ser o melhor da história olímpica.

"Eu nunca participei dos Jogos. Se não, diria que era eu mesmo", brincou o jogador quando questionado sobre quem era o melhor atleta dos Jogos.

"Falando sério, neste momento é Usain Bolt. Ele é uma lenda. Os Jogos Olímpicos são diferentes do futebol. E difícil de comparar. Eu era o mestre de futebol, ele é o mestre da nova geração", disse.

Quando questionado sobre os os melhores atletas olímpicos do passado, Pelé lembrou da participação de Muhammad Ali em Roma-1960. "Muhammad Ali. É o que eu mais admirava. Gostaria de ter o enfrentado", brincou, dizendo que acredita que seria um bom pugilista.

Sobre a participação do Brasil na Olimpíada, Pelé disse que espera o fim do tabu do Brasil no futebol e elogiou Neymar. "Os nadadores estão em um bom momento, também o vôlei de praia e outras modalidades. Mas o que realmente o Brasil quer é ganhar no futebol. Espero que ganhe o ouro", disse.

"Neymar começou na minha equipe, o Santos. Isso é muito importante para mim. Temos um carinho muito especial por ele. Agora ele continua sua jornada em Barcelona e estou satisfeito que o clube tenha autorizado a sua participaçao. Eu espero que ele esteja pronto para os Jogos Olímpicos".

Topo