! Tocha passa em disparada por comunidade no Rio na zona norte - 04/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Tocha passa em disparada por comunidade no Rio na zona norte

Vinícius Segalla

Do UOL, no Rio de Janeiro

A passagem da tocha olímpica pela comunidade do Chapadão, na região da Pavuna, na zona norte do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (3) viveu uma quebra de protocolo gerada por seu condutor e pela comitiva que acompanha o deslocamento do símbolo olímpico.

Por volta das 20h, um morador do local afirmou que foram ouvidos disparos de armas de fogo nos arredores do local por onde passava a tocha. Condutor e comitiva saíram em disparada, sem levar em conta o protocolo que determina que a passagem da tocha pelas ruas se dê de forma lenta, com acenos e sorrisos para o público que acompanha o evento.

Aos moradores do Chapadão que assistiam à passagem da tocha, restou o desapontamento. Acostumados com os frequentes tiroteios que ocorrem no local, eles sequer se moveram aos sons dos disparos, e permaneceram ao lado da via por onde passava a tocha, conforme se pode ver no vídeo publicado nesta reportagem.

O incidente ocorreu mesmo depois de o 41º Batalhão da Polícia Militar ter recebido um reforço de 100 homens para garantir a segurança no local. O reforço chegou na última segunda-feira (1) e deverá permanecer no bairro até o final das Paraolimpíadas, em setembro. 

Procurado pela reportagem, o Ministério da Justiça e a Sesge (Secretaria Extradiordinária para a Segurança em Grandes Eventos) negaram ter havido qualquer problema na passagem da tocha pelo Chapadão. “O condutor da tocha no local decidiu imprimir um ritmo mais acelerado à sua marcha. Coube, então, aos homens da Força Nacional de Segurança e ao restante da comitiva acompanhar a velocidade de corrida”, informou a pasta, por meio de sua assessoria de comunicação.

Perguntado sobre quem era o condutor, por que ele decidiu sair correndo e ignorar o protocolo e qual o motivo dele não ter sido orientado a desacelerar o ritmo, o ministério não soube responder.

Este não foi o único incidente enfrentado pela comitiva da tocha em seu primeiro dia de passagem pela cidade-sede dos Jogos. Também na última quarta-feira, um dos condutores abaixou as calças e exibiu a mensagem “Fora Temer” em suas nádegas, manifestantes tentaram barrar a passagem da tocha no município de Duque de Caxias e foram reprimidos pela Polícia Militar com bombas, spray de pimenta e balas de borracha, e uma menina de 10 anos foi atingida por uma dessas balas, tendo sido levada de ambulância para o hospital.

Topo