! Tiros, nudes e prisões; por que o dia da tocha foi um fracasso - 03/08/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Tiros, nudes e prisões; por que o dia da tocha foi um fracasso

Vinícius Segalla

Do UOL, no Rio de Janeiro

Quarta-feira, 3 de agosto de 2016. Este é um dia a se esquecer para os organizadores da turnê da tocha olímpica pelo Brasil. No dia da chegada de um dos símbolos máximos da Olimpíada à sua cidade-sede, o Rio de Janeiro, aconteceu de tudo, menos o que previu o secretário municipal de Governo, Rafael Picciani. Na última segunda-feira (1), ele disse: "Tenho certeza que o carioca só irá celebrar a chegada da tocha, em clima de paz e alegria".

Pois nesta quarta-feira o Rio de Janeiro e o mundo assistiram a um dos condutores da tocha abaixar as calças e, de calcinha de oncinha, protestar contra o presidente interino da República, Michel Temer (PMDB). Protestar e ser preso na sequência. Assistiu também a um grupo de manifestantes formado por professores e estudantes do ensino público ser repelido pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar do Rio de Janeiro, com balas de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta. Por fim, viu uma menina de 10 anos ir parar no hospital, após ser atingida por uma das balas de borracha disparadas pela PM.

A tocha olímpica chegou ao Rio na manhã desta quarta-feira, após passar por mais de 300 cidades em todo o país. O prefeito Eduardo Paes (PMDB) foi o primeiro a conduzi-la pela cidade, no início da manhã. Perto da hora do almoço, foi a vez do músico Tarcísio Gomes, de 31 anos, o Tarcísio Cisão, como é conhecido na Lapa e arredores.

UOL
imagem: UOL

Na hora de passar a chama olímpica para o condutor seguinte, abaixou a bermuda e exibiu as palavras "Fora Temer" nas nádegas, vestido com um biquíni de oncinha. Agentes da Força Nacional de Segurança, que acompanhavam o revezamento, retiraram-no do percurso e o detiveram. 

Ele foi liberado em seguida, sem passar pela delegacia. Já as imagens do ato foram conduzidas planeta afora por jornalistas e redes sociais. O músico foi convidado para participar do evento pela prefeitura do Rio. A assessoria do prefeito informou que não iria comentar o caso. Tarcísio Cisão é  saxofonista e um dos fundadores do Bloco Amigos da Onça, que desfila pelas ruas do Rio durante o Carnaval. 

Mais tarde, pouco antes de a noite chegar, a tocha chegou em Duque de Caxias, na região metropolitana do Rio. Antes dela, chegaram ao local estudantes e professores do município. Queriam protestar contra o parcelamento dos salários desde dezembro do ano passado, quando o 13º salário foi dividido em três vezes: dezembro, janeiro e fevereiro. Desde então, a prefeitura vem pagando os salários em duas vezes, em parcelas iguais, sem juros ou correção. "Da tocha, eu abro mão. Do salário, não", dizia uma das faixas.

Tentaram, os manifestantes, impedir a passagem da tocha de que diziam abrir mão. A PM, então, lançou mão das granadas de efeito moral, do gás de pimenta, dos cacetetes e das balas de borracha. Com o caminho liberado pelos militares, cada um seguiu seu caminho. A tocha foi para São João do Meriti, outro município do Grande Rio. As balas de borracha foram ao encontro dos manifestantes, e dispersadas junto com eles. Três deles foram detidos e conduzidos à delegacia. Finalmente, um deles, uma menina de 10 anos, Ana Carolina da Silva Pimenta, seguiu de ambulância do Samu para o hospital Moacyr do Carmo, depois de ter sido atingida na coxa direita por uma das balas da polícia.

Topo