Italiana do vôlei de praia fica fora por doping e dá lugar a "desconhecida"

Do UOL, em São Paulo
Yasuyoshi Chiba/AFP Photo
Viktoria Orsi Toth está fora das Olimpíadas após testar positivo para anabolizante

A jogadora de vôlei de praia Viktoria Orsi Toth, da Itália, está fora dos Jogos Olímpicos do Rio-2016 após testar positivo em contraprova de exame antidoping, anunciou nesta quarta-feira (3) a federação italiana de vôlei.

Orsi Roth havia caído no antidoping na última terça (2) e pediu contraprova, mas voltou a testar positivo para o anabolizante clostebol. Ela foi suspensa preventivamente.

A substituta da atleta nos Jogos será Rebecca "Becky" Perry. Nascida nos Estados Unidos, ela foi a escolhida pelo Comitê Olímpico Italiano para fazer dupla com Marta Menegatti.

A decisão gerou polêmica na Itália. Perry não está na lista das principais jogadoras de praia do país e possui um currículo modesto no esporte, já que atuava na quadra e migrou para as areias apenas em 2016. A jogadora de 27 anos só passou a jogar por um clube italiano na temporada 2014/2015, conseguindo a cidadania no início deste ano.

A escolha de Perry também foi contestada pela concorrência com Greta Cicolari, 33 anos. Parceira de Menegatti nos Jogos de Londres-2012 (terminando em quinto lugar), ela mandou uma carta ao presidente da Federação Italiana, Carlo Magri, se colocando à disposição para assumir a vaga de Orsi Toth. Mas o ato foi em vão.

Com informações do Lancepress!