Olimpíadas 2016

Cariocas oferecem estadia de graça a atletas e prometem casa sem vazamento

Reprodução
Apartamento na Lagoa é oferecido gratuitamente aos atletas imagem: Reprodução

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

Os atletas olímpicos que ficaram insatisfeitos com a Vila Olímpica e reclamaram de problemas estruturais já têm uma alternativa. Um grupo de amigos decidiu mostrar a hospitalidade do carioca e oferecer estadia de graça para os atletas em suas casas. E eles prometem que não haverá vazamentos nas instalações.

O grupo teve a ideia de criar o site ‘Golden Guest’ na terça-feira depois de várias delegações olímpicas reclamarem de problemas estruturais e até deixarem a Vila. Em poucas horas, o site já estava no ar. Agora, já tem ofertas de seis apartamentos em bairros como Leme, Lagoa, Copacabana, Botafogo, uma casa na Barra da Tijuca e um quarto em Copacabana.

A designer Claudia Niemeyer mora em São Paulo, mas tem um apartamento na Lagoa Rodrigo de Freitas. Ela foi a primeira a disponibilizar seu imóvel de três quartos para receber até seis pessoas. A intenção dela é mostrar para os atletas a hospitalidade do carioca e que eles se sintam acolhidos no Brasil como se estivessem em casa.

“O Eduardo Paes não foi muito feliz nas colocações, falando que ia trazer até um canguru para os australianos se sentirem em casa. Vamos mostrar para os atletas que recebemos bem sim, que eles podem usar a casa dos cariocas para se sentirem em casa. Aqui a gente trabalha rápido, ao contrário do Comitê Olímpico. Não vai ter vazamento, os apartamentos estão super avalizados com nossos gostos”, diz ela que também pretende passar uma boa impressão aos estrangeiros.

“A ideia é também elevar a auto estima do carioca, mostrar que podemos promover uma alternativa legal, que podemos nos juntar, fazer com que a nossa imagem não fique tão decadente”.

O atleta que quiser se hospedar em um dos apartamentos não terá qualquer custo, nem mesmo com energia elétrica. Mas também ninguém promete serviços especiais como equipamentos de treino ou massagem. A aposta é no acolhimento.

Reprodução
imagem: Reprodução

Para que os atletas fiquem sabendo da nova alternativa de hospedagem, Claudia conversou com alguns amigos que trabalham em Comitês Olímpicos de países como Japão, Alemanha, Rússia, Dinamarca e até no Brasil.

Mas eles contam mais com a divulgação espontânea. “A gente não tem contato com atletas, divulgamos apenas entre os amigos. Espero que chegue neles pelo boca a boca”, afirma o publicitário Rafael Ochoa, um dos idealizadores do projeto.

A Vila Olímpica virou motivo de polêmica desde domingo, quando a delegação da Austrália fez duras críticas e disse que o local era inabitável. Diversas outras delegações como Rússia, Quênia, Belarus, Portugal, Suécia, Argentina Holanda, Itália e EUA, Colômbia também reclamaram.

O local apresentou muitos problemas elétricos (houve até um incêndio causado por curto-circuito) e de encanamento como vasos sanitários entupidos, além de vazamentos e transbordamentos. O piso e o estado de limpeza também não agradaram. O comitê organizador dos Jogos se apressou para resolver a situação e prometeu que todos os problemas estarão solucionados até quinta-feira.

Topo